Delegacia Eletrônica, projeto desenvolvido em conjunto pela Polícia Civil e Celepar, começa a registrar ocorrências de furtos 10/08/2012 - 17:29
Por orientação do governador Beto Richa e do secretário Reinaldo de Almeida César, a Celepar e a Secretaria da Segurança Pública desenvolvem, em conjunto, soluções modernas e eficazes para este setor de vital importância à sociedade. Um exemplo é o da Delegacia Eletrônica, responsável pela operação do boletim eletrônico (boletim de ocorrência online), que entrou em operação em setembro do ano passado, até agora voltada ao registro de casos envolvendo perda e extravio de documentos.
Segundo delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, o novo serviço faz parte do processo de modernização administrativa da instituição. Para ele, a nova esta traz benefícios tanto para a população quanto para a corporação. “As pessoas ganham pela comodidade para registrar os BOs”, afirmou. “A Polícia ganha em agilidade, uma vez que os agentes podem dedicar mais tempo para investigações com a redução do atendimento direto ao público”, disse.
O delegado titular da Coordenação de Informática da Polícia Civil, Eduardo Marcelo Castella, ressaltou que o número de solicitações de BOs e denúncias na Delegacia Eletrônica gira em torno de 400 por dia. Para ele, além da rapidez na comunicação de uma ocorrência policial, outro destaque são as denúncias que feitas pela população pela internet. “Muitas delas geram informações importantes para nós, que resultam em prisões”, explicou.
Castella contou que o tempo de resposta para as solicitações feitas na Delegacia Eletrônica não passa de dois minutos, em média. “A pessoa vai até a página na internet e faz a solicitação. Após a análise se realmente há a necessidade de confecção de um BO ele é emitido. O tempo máximo de retorno é de 15 minutos, isso em situações de pico”, explicou o delegado.
Celepar
A Celepar tem por missão, segundo o presidente Jacson Carvalho Leite, prover soluções de tecnologia da informação e comunicação à evolução de projetos do governo do Estado, “neste caso específico, de propiciar melhorias consistentes às ações da área de segurança pública”. Leite adianta que os analistas e técnicos da empresa responsáveis pelo desenvolvimento do projeto da Delegacia Eletrônica estão trabalhando em novas soluções que serão lançadas ainda este ano.
O projeto da Delegacia Eletrônica começou a ser desenvolvido internamente em julho do ano passado pela equipe da DIDES-A, composta por Gilson dos Santos Júnior, Alexandre de Oliveira Pereira e Jurandir |Cordeiro Gonçalves, sob a coordenação do analista Rubens Faria de Brito Filho.
Totais de serviços da Delegacia Eletrônica:
B.O.:
A partir desta semana, pelo trabalho executado pela Celepar, a Delegacia Eletrônica do Paraná (www.delegaciaeletronica.pr.gov.br) passou a registrar boletins de ocorrência também em casos de furto de documentos pessoais e de veículos, eletroeletrônicos, cartões de banco e talões de cheque. Uma outra novidade é o registro de extravio ou furto de placas de veículos, cuja ocorrência passa a integrar a base nacional de veículos.
Segundo delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, o novo serviço faz parte do processo de modernização administrativa da instituição. Para ele, a nova esta traz benefícios tanto para a população quanto para a corporação. “As pessoas ganham pela comodidade para registrar os BOs”, afirmou. “A Polícia ganha em agilidade, uma vez que os agentes podem dedicar mais tempo para investigações com a redução do atendimento direto ao público”, disse.
O delegado titular da Coordenação de Informática da Polícia Civil, Eduardo Marcelo Castella, ressaltou que o número de solicitações de BOs e denúncias na Delegacia Eletrônica gira em torno de 400 por dia. Para ele, além da rapidez na comunicação de uma ocorrência policial, outro destaque são as denúncias que feitas pela população pela internet. “Muitas delas geram informações importantes para nós, que resultam em prisões”, explicou.
Castella contou que o tempo de resposta para as solicitações feitas na Delegacia Eletrônica não passa de dois minutos, em média. “A pessoa vai até a página na internet e faz a solicitação. Após a análise se realmente há a necessidade de confecção de um BO ele é emitido. O tempo máximo de retorno é de 15 minutos, isso em situações de pico”, explicou o delegado.
Celepar
A Celepar tem por missão, segundo o presidente Jacson Carvalho Leite, prover soluções de tecnologia da informação e comunicação à evolução de projetos do governo do Estado, “neste caso específico, de propiciar melhorias consistentes às ações da área de segurança pública”. Leite adianta que os analistas e técnicos da empresa responsáveis pelo desenvolvimento do projeto da Delegacia Eletrônica estão trabalhando em novas soluções que serão lançadas ainda este ano.
O projeto da Delegacia Eletrônica começou a ser desenvolvido internamente em julho do ano passado pela equipe da DIDES-A, composta por Gilson dos Santos Júnior, Alexandre de Oliveira Pereira e Jurandir |Cordeiro Gonçalves, sob a coordenação do analista Rubens Faria de Brito Filho.
Totais de serviços da Delegacia Eletrônica:
B.O.:
09/2011 | EXTRAVIO OBJETOS | 6661 |
10/2011 | EXTRAVIO OBJETOS | 7325 |
11/2011 | EXTRAVIO OBJETOS | 7926 |
12/2011 | EXTRAVIO OBJETOS | 7026 |
01/2012 | EXTRAVIO OBJETOS | 9166 |
02/2012 | EXTRAVIO OBJETOS | 8429 |
03/2012 | EXTRAVIO OBJETOS | 9386 |
03/2012 | EXTRAVIO DE PLACA DE VEÍCULO | 35 |
04/2012 | EXTRAVIO OBJETOS | 9610 |
05/2012 | EXTRAVIO OBJETOS | 10401 |
06/2012 | EXTRAVIO OBJETOS | 9179 |
07/2012 | EXTRAVIO OBJETOS | 10458 |
082012 | EXTRAVIO DE PLACA DE VEÍCULO | 12 |
08/2012 | FURTO DE PLACA DE VEÍCULO | 5 |
08/2012 | FURTO OBJETOS | 367 |
08/2012 | EXTRAVIO OBJETOS | 3362 |
Denúncias:
09/2011 | 258 |
10/2011 | 189 |
11/2011 | 179 |
12/2011 | 178 |
01/2012 | 208 |
02/2012 | 175 |
03/2012 | 248 |
04/2012 | 355 |
05/2012 | 401 |
06/2012 | 411 |
07/2012 | 438 |
08/2012 | 116 |
Link da Delegacia Eletrônica