Detran Fácil dobrou atendimentos em 2014 com solução tecnológica desenvolvida pela Celepar 09/02/2015 - 18:24

Em 2014, o uso dos serviços online Detran Fácil, oferecido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), dobrou. Se em 2013 foram 492.539 processos finalizados, no ano passado foram 946.409 pedidos registrados.

O acesso é feito pelo site www.detran.pr.gov.br. O Detran Fácil Sistema permite fazer emissão, renovação ou segunda via da Carteira da Nacional de Habilitação; Permissão Internacional para Dirigir; segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo; agenda de curso de reciclagem; mudança de endereço; defesa de suspensão e cassação de CNH; e defesa de infrações estaduais.

Desde o lançamento do serviço, em maio de 2011, o Detran Fácil entregou 1,7 milhão de documentos e teve 26 milhões de acessos e 10 milhões de usuários. Somente em janeiro de 2015, foram 35 mil processos.

“O uso de tecnologia nos serviços públicos é uma realidade irrevogável e o Paraná tem sido pioneiro na oferta de novas plataformas e facilidades”, diz o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.

Menos Burocracia


O sistema online diminui a burocracia nos processos e reduz em até duas horas o tempo de espera nas unidades do Detran.

“As pessoas deixam de se deslocar até uma sede física do departamento e, com isso, os funcionários podem atender com mais agilidade os usuários que dependem de atendimento presencial. Todos são beneficiados”, completa Traad.

Com novos serviços incorporados ao longo do ano, o número de processos finalizados pela internet cresceu 1.646% em quatro anos e se distanciou dos poucos mais de 54 mil documentos solicitados no primeiro ano do sistema.

Acesso

Além do acesso pelo site www.detran.pr.gov.br, os serviços também estão na TV Digital e nos terminais de autoatendimento – que estão sendo preparados para aceitar pagamento via cartão de débito.

Já são 223 equipamentos instalados em Ciretrans e locais de grande circulação, como shoppings, mercados e prefeituras, em 165 cidades do Estado. Eles foram responsáveis por 678 mil serviços nos últimos dois anos.

Desde o final do ano passado, o Detran Fácil permite ainda que o usuário cadastrado tenha mais interatividade com o órgão e receba avisos de vencimento da habilitação, andamento de processos e resultados de provas e exames por e-mail e mensagem SMS.

Infraestrutura de sistemas

A plataforma base de todos os serviços do Detran Fácil é fornecida pela Celepar. "Não importa se o cidadão pede um extrato de seu veículo na TV digital, em um terminal de autoatendimento, no site do Detran, em um aplicativo mobile ou em um sistema tradicional, o software executado é sempre o mesmo, um 'webservice' localizado no Data Center da Celepar" destaca o presidente da empresa, Jacson Carvalho Leite. "Nossos sistemas estão preparados para atender demandas de diferentes dispositivos, ampliando a gama de possibilidades de auxílio ao cidadão", complementa.

A parceria tecnológica entre o Detran e a Celepar, existente há décadas, fortaleceu significativamente nos últimos anos, por meio do uso crescente de ferramentas informatizadas pelo Detran, com destaque para os serviços de autoatendimento, agrupados no Detran Fácil.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

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