Detran Fácil supera a marca de seis milhões de acessos 22/02/2017 - 11:20

A plataforma do Departamento de Trânsito do Paraná, Detran Fácil, desenvolvida em conjunto com a Celepar, alcançou em 2016 a marca de 6.259.853 de serviços realizados pela internet, TV Digital e terminais de autoatendimento. O programa integra os serviços com maior demanda na autarquia na área de habilitação e veículo, como o agendamento de exames e 2ª Via Licenciamento (CRLV).

“O serviço público do Paraná tem sido pioneiro na oferta de novas plataformas e facilidades. Fazer com que o usuário não precise ir até uma sede física do Departamento para fazer determinados serviços gera, com certeza, mais agilidade e qualidade para os que dependem de atendimento presencial, além de trazer conforto para os que não precisam. Todos são beneficiados”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Novidades

Desde a criação da plataforma, em 2011, a autarquia procura investir constantemente em novas opções de serviços para os usuários. Em 2016, o Detran Fácil integrou a opção de renovação de CNH e a emissão da CNH definitiva.

Agora é possível também agendar a vistoria de veículos, por meio do site da instituição, na aba “serviços” e “agendar vistoria”. Há também a possibilidade de agendamento pelo totem, mas somente na Ciretran de São José dos Pinhais.

Para a bancária, Bruna Batista, a ferramenta foi muito útil. “Eu precisei alterar o meu endereço e a plataforma me ajudou muito, pois não precisei pedir licença do meu trabalho para resolver esse problema”, compartilha, Bruna.

“O Detran Fácil é um exemplo bem sucedido do uso da tecnologia na gestão pública focada no cidadão, demonstrando a grande capacidade de inovação do corpo técnico envolvido no projeto. Além disso, ele enaltece um dos aspectos mais nobres da nossa profissão, ao constatarmos o quanto podemos fazer diferença prática na vida das pessoas”, destacou o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.

Serviços

Através do Detran Fácil o usuário pode solicitar na área de habilitação: Renovação de CNH, CNH Definitiva, Emissão 2ª Via CNH, Permissão Internacional - PID, Agendamento de Exames, Verificar Resultado de Exames, Impressão Guia de Reteste – Exames, consultar a pontuação da CNH, agendamento e cancelamento de Disciplina – Reciclagem.

Na área de veículos, os serviços são: Extrato de Débitos, 2ª Via Licenciamento (CRLV), Pagamento do Licenciamento, Consulta do Envio do Licenciamento CRLV, Pagamento de Multa, Extrato de Multas Pagas, Impressão da Guia do Licenciamento, Agendamento de Vistoria, Reimpressão do Protocolo de Agendamento e Pagar Processo de Veículo.

Histórico

A solução foi lançada em maio de 2011 com três serviços na internet:  a segunda via de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a segunda via de Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e a emissão da CNH definitiva.

Apesar de serem apenas três serviços no primeiro mês de lançamento, 1964 pessoas já não precisaram mais se deslocar ao Detran. Em seguida, novos serviços foram lançados, como a emissão da Permissão Internacional pelo site, fechando 2011 com 48.914 acessos a serviços, após pouco mais de sete meses de uso.

O primeiro ano inteiro de serviços do Detran Fácil ocorreu em 2012. Uma  iniciativa foi o envio de cartas para os condutores aptos a emitir CNH Definitiva. Com o triplo de serviços, o ano foi concluído com 155.954 pessoas que deixaram de comparecer no Detran.

Novos avanços se materializaram em 2013. O Detran-PR lançou o inédito serviço de Renovação Automática de CNH, sem que o condutor necessitasse comparecer ao órgão. Os primeiros totens de autoatendimento foram instalados, ainda só em Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e com consultas. Naquele ano, o volume de serviços foi triplicado, totalizando 473.062. Os totens somaram 90.240 operações no ano, número que atualmente é alcançado em apenas três semanas.

Detran+

O portal Detran+ com serviços exclusivos e acesso por meio de chave e senha foi lançado em 2014. A instalação de totens foi ampliada para todo o Estado. No fim do ano, somaram-se 813.773 serviços prestados, com outras 612.676 operações realizadas em totens, totalizando 1.426.449 transações.

Prêmio

Em 2015, essa trajetória foi premiada no Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP), com a premiação de destaque na categoria e-Serviços Públicos. 38.778 paranaenses mantinham contas ativas no Detran+ no fim do ano, que somou 965.498 serviços e outras 685.378 operações em totens, num total anual de 1.650.876 transações.

Em 2016, uma nova geração de totens somou-se ao lançamento do app Detran Fácil para smartphone e à versão Pessoa Jurídica do Detran+. O número de contas na solução saltou para 98.244. Foram 1.368.839 serviços prestados pelos diversos produtos existentes, que se somaram às 1.082.800 operações em totens, resultando em 2.451.639 transações.

Equipe Celepar

Este trabalho é realizado pela Celepar para o Detran, por meio dos empregados da Coordenação de Sistemas de Informação D-1 e D2 (COSIN-D1 e da COSIN-D2), sob gestão da Gerência de Sistemas de Informação-D (GSI-D).

GALERIA DE IMAGENS