Detran e Celepar implantam solução em nuvem para facilitar processamento e armazenamento de informações 08/07/2015 - 16:00

Em mais uma iniciativa de parceria entre a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), na última sexta-feira (03), a equipe de gestão do Detran, composta por diretores, assessores e coordenadores de área, reuniu-se no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) para uma apresentação da Solução de Infraestrutura de Virtualização e Nuvem Privada, recentemente adquirida com recursos do Detran, para ser instalada no Datacenter corporativo do Estado instalado na Celepar.

Conforme explicou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, na abertura do evento, o objetivo da reunião era o de apresentar aos gestores o que foi adquirido, “pois a compra de uma 'solução de virtualização e nuvem' é incompreensível para os leigos em tecnologia e precisamos nos atualizar para conhecer o potencial do que adquirimos".

Ao recepcionar os visitantes, o presidente da Celepar Jacson Carvalho Leite, fez menção à parceria estratégica entre o Detran e a Celepar nesta gestão, que tem resultado na estruturação de um parque tecnológico que sustenta os principais serviços de tecnologia do Governo. "Sem a aquisição da solução de nuvem pelo Detran, não teríamos condições de implementar, nos próximos meses, o projeto da Nota Fiscal Paranaense para a Receita Estadual, que vai envolver o processamento de milhões de notas diárias e permitir o acesso por aproximadamente cinco milhões de cidadãos paranaenses", exemplificou Leite.

Dando sequência ao encontro, o Diretor de Tecnologia da Informação da Celepar, Danilo Scalet, fez uma explanação sobre a evolução da tecnologia nos anos recentes, em que os recursos computacionais são acessados pela internet e estão, muitas vezes, localizados a grandes distâncias, naquilo que se convencionou chamar de "computação em nuvem ou cloud computing", que proporciona muito mais flexibilidade na utilização de recursos de processamento e armazenamento.

"Uma nuvem privada é uma solução de nuvem restrita a determinados usuários. Nesse caso, teremos a nuvem privada para uso dos sistemas e aplicativos do Governo do Paraná. Desta forma, o Estado ganha uma excelente condição para gerir tecnologia em níveis inimagináveis até aqui", esclareceu Scalet.

Na apresentação técnica realizada pelo Coordenador de Projetos de Tecnologia para Infraestrutura da Celepar, José Luis Carvilhe, a equipe do Detran foi informada que os recursos computacionais adquiridos pela Solução de Virtualização e Nuvem Privada atendem, com sobra para crescimento futuro e redução do espaço físico necessário, toda a capacidade de processamento atualmente existente em servidores x86 no Datacenter instalado na Celepar. Esta ação permitirá uma significativa expansão da oferta de serviços pelo Detran, incluindo o trâmite eletrônico de processos internos totalmente digitais e a ampliação dos serviços ao cidadão.

GALERIA DE IMAGENS