Detran ultrapassa marca de 665 mil atendimentos feitos pela internet 14/01/2014 - 17:43
Os serviços online do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) foram usados por 665.183 pessoas desde o lançamento do sistema Detran Fácil, em 2011 e até o final de dezembro de 2013. O número de acessos mais que dobrou ano a ano e superou a expectativa do Governo do Estado, fechando o ano passado com mais de 460 mil serviços realizados.
“Iniciamos com uma média de seis mil atendimentos por mês pela internet. Em 2012, a média mensal já saltou para 13 mil e no último ano chegou a quase 39 mil serviços”, destacou o diretor-geral do Detran Marcos Traad.
Desde o início do governo Beto Richa, a Celepar, segundo o presidente Jacson Carvalho Leite, vem desenvolvendo soluções de tecnologia da informação e comunicação no sentido de modernizar a administração pública estadual com o objetivo de atender cada vez com mais eficácia o cidadão paranaense. “O Detran é um exemplo de sucesso do uso inteligente das ferramentas de TIC em benefício da população”.
Dados da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), parceira no desenvolvimento e controle da aplicação, mostra que o sistema online já responde por mais da metade dos atendimentos realizados nos serviços de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão Internacional para Dirigir (PID).
“O Detran Fácil beneficia o usuário que utiliza da internet, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de prestação de serviços do Estado. Assim, funcionários deixam de atender os processos que agora são virtuais e podem se dedicar ao atendimento de motoristas que ainda dependem, por outros motivos, de atendimento pessoal”, explica o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Departamento, Hugo Collodel.
Celepar
O Detran passou a investir na prestação de serviços completos ao cidadão pela internet em 2011, onde antes as consultas eram simples, como o Extrato de Veículos e de Pontuação da CNH. "Estes produtos continuam sendo utilizados, porém a nova geração de serviços do Detran-Fácil é mais completa, e tem por objetivo permitir que o cidadão deixe de se deslocar até o Detran. Com estes novos produtos chegamos a mais de 450.000 serviços no ano de 2013. Contando todos os acessos e consultas realizados pela internet chegamos as 23.739.984 visitas que o site "detran.pr.gov.br" teve em 2013, com 8.812.302 visitantes únicos", informa o diretor de desenvolvimento da Celepar, José Juracy Macedo.
"A infraestrutura computacional da Celepar é que se comunica com totens de autoatendimento, páginas da internet, telas de TV Digital, smartphones, terminais bancários e sistemas utilizados nas Ciretrans. Qualquer que seja a fonte que demande informações do Detran PR, será obtida dentro do Datacenter da Celepar, um dos mais modernos e seguros do Brasil", assegura Danilo Scalet, diretor de tecnologia da informação da Celepar. "Esta longa e valiosa parceria, que nos permite ter hoje, no Paraná, o melhor Detran do País, ainda proporcionará muitos avanços e novas facilidades ao cidadão, que já estão sendo concebidas pelas equipes de ambas as organizações", completa Scalet.
MAIS AUMENTO
A previsão é que a utilização dos serviços online aumente ainda mais neste ano, já que novas facilidades serão lançadas. “Seguindo a tendência de crescimento, devemos ter cerca de 720 mil processos realizados até o final de 2014”, estima Hugo Collodel.
Ele explica que o Detran vai dar continuidade à instalação dos terminais de autoatendimento em Ciretrans, shoppings e prefeituras, além de reforçar a divulgação dos serviços disponíveis pela TV Digital.
Novos serviços também serão lançados, entre eles, uma nova versão do Detran Fácil, que permitirá mais interatividade com os usuários e comunicação via email e mensagem de texto pelo celular.
“Iniciamos com uma média de seis mil atendimentos por mês pela internet. Em 2012, a média mensal já saltou para 13 mil e no último ano chegou a quase 39 mil serviços”, destacou o diretor-geral do Detran Marcos Traad.
Desde o início do governo Beto Richa, a Celepar, segundo o presidente Jacson Carvalho Leite, vem desenvolvendo soluções de tecnologia da informação e comunicação no sentido de modernizar a administração pública estadual com o objetivo de atender cada vez com mais eficácia o cidadão paranaense. “O Detran é um exemplo de sucesso do uso inteligente das ferramentas de TIC em benefício da população”.
Dados da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), parceira no desenvolvimento e controle da aplicação, mostra que o sistema online já responde por mais da metade dos atendimentos realizados nos serviços de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão Internacional para Dirigir (PID).
“O Detran Fácil beneficia o usuário que utiliza da internet, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de prestação de serviços do Estado. Assim, funcionários deixam de atender os processos que agora são virtuais e podem se dedicar ao atendimento de motoristas que ainda dependem, por outros motivos, de atendimento pessoal”, explica o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Departamento, Hugo Collodel.
Celepar
O Detran passou a investir na prestação de serviços completos ao cidadão pela internet em 2011, onde antes as consultas eram simples, como o Extrato de Veículos e de Pontuação da CNH. "Estes produtos continuam sendo utilizados, porém a nova geração de serviços do Detran-Fácil é mais completa, e tem por objetivo permitir que o cidadão deixe de se deslocar até o Detran. Com estes novos produtos chegamos a mais de 450.000 serviços no ano de 2013. Contando todos os acessos e consultas realizados pela internet chegamos as 23.739.984 visitas que o site "detran.pr.gov.br" teve em 2013, com 8.812.302 visitantes únicos", informa o diretor de desenvolvimento da Celepar, José Juracy Macedo.
"A infraestrutura computacional da Celepar é que se comunica com totens de autoatendimento, páginas da internet, telas de TV Digital, smartphones, terminais bancários e sistemas utilizados nas Ciretrans. Qualquer que seja a fonte que demande informações do Detran PR, será obtida dentro do Datacenter da Celepar, um dos mais modernos e seguros do Brasil", assegura Danilo Scalet, diretor de tecnologia da informação da Celepar. "Esta longa e valiosa parceria, que nos permite ter hoje, no Paraná, o melhor Detran do País, ainda proporcionará muitos avanços e novas facilidades ao cidadão, que já estão sendo concebidas pelas equipes de ambas as organizações", completa Scalet.
MAIS AUMENTO
A previsão é que a utilização dos serviços online aumente ainda mais neste ano, já que novas facilidades serão lançadas. “Seguindo a tendência de crescimento, devemos ter cerca de 720 mil processos realizados até o final de 2014”, estima Hugo Collodel.
Ele explica que o Detran vai dar continuidade à instalação dos terminais de autoatendimento em Ciretrans, shoppings e prefeituras, além de reforçar a divulgação dos serviços disponíveis pela TV Digital.
Novos serviços também serão lançados, entre eles, uma nova versão do Detran Fácil, que permitirá mais interatividade com os usuários e comunicação via email e mensagem de texto pelo celular.