Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo: cerca de 18 mil pessoas com TEA no Paraná possuem carteira de identificação emitida pela Celepar

Iniciativa inclui e prioriza pessoas com TEA no acesso a serviços essenciais como saúde, educação e assistência social
02/04/2024 - 18:48

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado no dia 2 de abril. Visando o fortalecimento desta luta, a Celepar desenvolveu uma ferramenta valiosa para apoiar pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Estado do Paraná: a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Desde o seu lançamento em maio de 2020, mais de 14 mil carteiras haviam sido emitidas pelo Governo do Estado, com metade deste número em 2023. Já em 2024, mais de 3 mil carteiras foram emitidas somente neste primeiro trimestre, chegando a mais de 18 mil carteiras no total. A iniciativa promove a inclusão e reconhece as necessidades específicas das pessoas com autismo, garantindo-lhes acesso prioritário a serviços essenciais, como saúde, educação e assistência social, tanto em instituições públicas quanto privadas.

A funcionária pública Alexandra Mello, uma das beneficiárias da CIPTEA, ressalta a importância do documento: “É desafiador determinar o número preciso de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no país. A carteirinha de identificação oficial para pessoas com TEA tem um papel fundamental na formulação e implementação de políticas públicas destinadas a melhorar o suporte e atendimento a essa comunidade, já que é reconhecida em todas as esferas governamentais”.

Ela também destaca que o documento lhe proporciona sentimento de segurança ao ocupar determinados espaços, pois contém informações essenciais. "Tanto para adultos quanto para crianças, ele é fundamental. Ajuda as pessoas a compreenderem e conhecerem essa simbologia e representação, percebendo que o atendimento não é apenas uma questão de preferência, mas sim de prioridade, especialmente diante dos desafios de regulação emocional, principalmente no caso das crianças”, afirma.

Como solicitar a carteira da pessoa com TEA

Para solicitar a CIPTEA, basta acessar o site www.carteiradoautista.pr.gov.br e seguir o passo a passo com o preenchimento e envio dos documentos necessários.