Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba como agendar online a sua doação

O agendamento para a doação de sangue pode ser realizado através do portal do PIÁ (Paraná Inteligência Artificial) ou pelo portal do Hemepar, ambas soluções que tiveram o desenvolvimento da Celepar
Publicação
14/06/2021 - 15:10
Editoria

Nesta segunda-feira (14), é comemorada mundialmente a importância da doação de sangue. Além de ser uma forma de agradecimento, esta data também procura sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de dispor de um estoque de sangue seguro e significativo, além de mostrar que qualquer pessoa pode contribuir. Saiba como você pode ajudar:

Agende a sua doação

Você tem duas opções de agendamento online e rápido para fazer o agendamento. Ele pode ser realizado através do portal do PIÁ, no qual é preciso digitar “doação de sangue” e clicar no serviço Agendar Doação de Sangue no Hemepar.

Este serviço também é oferecido pelo site do Hemepar. Basta acessar este link.

Fique atento! Para doar sangue, você precisa seguir os seguintes critérios:

  • Estar em boas condições de saúde, com idade entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 59 anos deverão preferencialmente permanecer em casa, devido à pandemia) e pesar no mínimo 51kg.
  • É importante estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Também é necessário apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

Dia Mundial do Doador de Sangue

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014, e o dia 14 de junho foi escolhido para homenagear o nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.