Em 15 meses de contrato, Celepar economiza mais de meio milhão de reais em energia elétrica

Companhia fechou acordo com a Copel Mercado Livre, oportunidade em que alterou sua categoria como consumidora de energia elétrica
Publicação
31/08/2023 - 14:37
Editoria

Num cenário em que a sustentabilidade e busca por energia elétrica sustentável estão em alta, a Celepar conseguiu economizar mais de 500 mil reais no consumo de energia em 15 meses, período de vigência de um contrato com a Copel Mercado Livre e que está assegurado até 2026. Essa economia se deve a alteração da empresa na modalidade como consumidora de energia elétrica, em abril do ano passado, oportunidade em que se migrou para o mercado livre de energia na modalidade varejista.

Na prática, o acordo tornou a Copel responsável pela intermediação e pelas obrigações com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), reduzindo também a burocracia entre as partes.

A alteração de modalidade também possui outra vantagem, a obrigatoriedade do consumo de energia elétrica pela Celepar de que seja oriunda de fontes renováveis, como biomassa, solar e eólica, algo que vem ao encontro do compromisso da companhia firmado em 2015 com a ONU para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos numa agenda mundial até 2030.

“Essa parceria é algo a celebrarmos não somente pela economia, mas por estarmos investindo em energia verde, reduzindo o impacto ambiental no planeta, por acreditar num mundo melhor para as novas gerações”, ressaltou o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os ODS foram construídos de forma colaborativa em uma agenda mundial, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros, com o objetivo de promover o bem no planeta.