Em evento nacional, Celepar dissemina conhecimento sobre o uso de blockchain em serviços públicos

Benefícios desta tecnologia serão debatidos no Rio Innovation Week esta semana
Publicação
08/11/2022 - 15:52
Editoria

A Celepar estará na segunda edição do Rio Innovation Week, com a palestra "Blockchain Aplicado a Serviços Públicos", sob responsabilidade do gerente de produto, Jean Marcelo Sales, no dia 11/11, no Rio de Janeiro, oportunidade em que abordará o potencial desta tecnologia em várias esferas governamentais e modelos de negócios em que ela pode ser aplicada, como registro escolar, certidões e diplomas.

A empresa levará sua experiência, tendo em vista que iniciou ao final do ano passado a implantação de uma Rede Blockchain no Estado, e, integra um grupo de trabalho da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) do mesmo tema, com o propósito de instalar redes de blockchain para armazenar e unir informações importantes para o país. Vale lembrar que o presidente da instituição é Leandro Moura, que também preside a Celepar.

No âmbito nacional, está em andamento o projeto MG Florestas, que tem como propósito rastrear o carvão vegetal na região que mais produz essa matéria prima no país. Com ele, a ABEP tem a intenção de instalar a maior rede de blockchain nacional, com 26 estados e o Distrito Federal.

O que é Blockchain?

Blockchain é um livro-razão compartilhado e imutável, ou seja, um registro contabilístico público que não pode ser alterado. Blockchain permite realizar transações e executar contratos de forma virtual de maneira segura sem intermediários. Essa tecnologia obtém segurança por meio de armazenamento distribuído, criptografia, marcações de tempo e assinaturas digitais.

Sobre o evento

Em sua segunda edição, o Rio Innovation Week tem como objetivo preparar os participantes para o futuro e os impactos da tecnologia na transformação dos negócios, dos esportes e da sociedade.

Entre as atrações estão o empreendedor e vocalista da banda Iron Maiden; Bruce Dickinson Steve Blank, empreendedor no Vale do Silício, do presidente e editor da Forbes; Steve Forbes e do famoso cineasta Spike Lee.

Mais informações no site do evento e ingressos no Sympla neste link.