Entrega de computadores do Estado ao Telecentro de São Miguel do Iguaçu tem participação da Celepar

Ação envolveu o escritório regional da empresa em Foz do Iguaçu e promove a inclusão digital
29/11/2021 - 17:38

A Celepar realizou este mês a configuração, instalação e entrega de 5 computadores pertencentes à Procuradoria Geral do Estado de Cascavel (PGE Cascavel) que foram emprestados/doados ao Telecentro Espaço Cidadão, também conhecido como Biblioteca Cidadã no município de São Miguel do Iguaçu. Vinculado à secretaria municipal de Educação do município, estes equipamentos serão de uso exclusivo deste programa. Participaram desta ação os colaboradores da Celepar, Wagner Franzotte e Carlos Nigre, do escritório regional da empresa em Foz do Iguaçu.

A secretária municipal de Educação, Eliete Maria Bortoluzzi, informou que “o Telecentro está disponível para alunos e comunidade como meio para pesquisa escolar, lazer, acesso às redes sociais, cursos online e busca por conhecimentos quando o cidadão não dispõe de tecnologia em suas casas ou em outras eventuais situações”.

Para o técnico em informática da Celepar, Wagner Luizio Franzotte, um dos que atuaram nesta iniciativa, “o impacto social da oferta à comunidade desse serviço é positivo tendo em vista que vivemos hoje a era tecnológica e a inclusão digital e o município dispor dessa infraestrutura aos seus munícipes é uma forma de valorização e crescimento dos mesmos”.

Espaço Cidadão

O Programa Espaço Cidadão – Telecentros oferece inclusão digital a diversas comunidades do Estado por meio da disseminação do acesso público à internet e uso de correios eletrônicos.

A iniciativa é administrada pela Casa Civil, na qualidade de responsável pela formulação de políticas públicas e construção de marcos referenciais para ações de cunho estratégico, em alinhamento com a realidade econômica, social e ambiental do Estado do Paraná, em conjunto com a Celepar, a qual executa os serviços de instalação, configuração e manutenção dos computadores.

As parcerias, com os municípios, inicialmente eram realizadas por meio das Bibliotecas Cidadãs, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Atualmente o Programa conta com várias parcerias onde o município, associações ou comunidades disponham de um local disponível para atendimento ao público.

Fonte: Prefeitura de São Miguel do Iguaçu.