Equilíbrio financeiro é tema de minicurso ofertado pelo Programa Minha Escolha

26/05/2017 - 11:00
Ocorrido na tarde do dia 23, no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE), o curso de 4 horas sobre equilíbrio financeiro voltado para o planejamento familiar foi ministrado por Altemir Farinhas, sócio e diretor da empresa Equilíbrio Financeiro. Controle, gestão, planejamento e investimento do dinheiro foram alguns dos pontos abordados durante a ocasião. O evento é uma iniciativa do Programa Minha Escolha, uma parceria entre a Previcel, Funcel e Celepar.

“O objetivo do curso foi de despertar que existe um modelo eficiente de planejamento e controle. Ele não vai apenas ensinar as pessoas a poupar por poupar. As pessoas têm que poupar para realizar sonhos. Então muita coisa que sai em livro e televisão é diferente da vida real. Aqui experimentamos exatamente como é a vida real. Pensamos numa família, criamos despesas e situações-problema para ela e todos acabaram vivenciando o que significa manter uma casa”, destaca Farinhas.

Durante o curso, várias dinâmicas foram utilizadas a fim de mostrar aos participantes a importância de uma boa comunicação e da participação de todos os integrantes nas famílias no planejamento financeiro. A falta de comunicação entre as famílias é considerado um grande obstáculo nos planejamentos familiares.

Depoimentos

“O curso foi muito bom. Passou noções de controle de gastos e as várias formas que temos para economizar. Colocamos no papel os valores estimados para cálculo de aposentadoria e o quanto precisamos poupar para isso. Além disso, nos mostrou a importância do diálogo em família e planejamento para realizarmos nossos sonhos. Com certeza os ensinamentos passados farão diferença nas minhas decisões financeiras e vou tentar aplicá-los no meu dia a dia”.

Luciane Tomasi Dalmolin Garcia (COSMET)

“Foi ótima esta visão realista das causas e soluções a serem consideradas na busca do equilíbrio financeiro. Agradeço as pessoas que oportunizaram a minha participação neste programa, cujo curso repassou técnicas que desejo levar e compartilhar por toda a vida”.

Rosenei Aparecida Fatoretto da Silva (COACO)

Adorei o curso! Aprendemos de uma forma divertida como realizar o planejamento financeiro familiar. O Altemir Farinhas consegue prender a nossa atenção com tal dinamismo que nem vimos o tempo passar. Meu marido Alysson também participou do curso e podemos dizer que foi muito importante para nós alinharmos o controle de gastos, utilizarmos o dinheiro de forma consciente e com segurança na tomada de decisões.

Sheila Tioko Kondo – CODER