Equipe da Celepar conclui com êxito a operação 2015 de retorno de horário de verão 23/02/2015 - 14:10

A operação de retorno do horário de verão, realizada anualmente pela Celepar, aconteceu durante a madrugada deste sábado (21) para domingo (22). A ação consiste em ajustar os relógios de todos os sistemas internos do Governo do Estado do Paraná durante a etapa final da operação.

As equipes da Divisão de Central de Atendimento Celepar (DICAC) e das gerências de Tecnologia e Informação (GTIC) e de Monitoramento e Operações (GMO) começaram o trabalho às 23 horas e 30 minutos (horário de verão) de sábado e terminaram às 5 da manhã de domingo. Durante a operação, os mais de mil sistemas do governo tiveram seus relógios internos atualizados para que nenhum dado se perdesse na uma hora que deixou de existir em consequência do fim do horário de verão.

Como funciona e por que é necessária?

Quando o horário de verão termina e os relógios, depois de atrasados, voltam a marcar meia noite, todas as plataformas envolvidas e o ambiente mainframe começam a ser retomadas. Ao serem normalizadas depois de algumas horas, os sistemas voltam a operação normal. De acordo com o coordenador da Divisão de Operações (DIOPE), Yuri Schultz, a operação tem sido realizada de forma cada vez mais ágil e eficiente, com a redução de falhas ano após ano. As quase duas horas a menos na operação desse ano em relação ao ano passado revelam isso.

Quando os relógios, ao marcarem meia noite de domingo, são reconfigurados para marcar onze horas da noite de sábado novamente, existe uma hora que deixa de existir.A gravação de novos dados com a mesma data e hora de dados anteriormente gravados traz consequências desastrosas a um ambiente computacional, gerando inconsistência de registros. Por isso, a operação de retorno do horário de verão implica em literalmente "parar o tempo" para os ambientes de TI.

As equipes da DIOPE, da COTES, COTIS e da DICAC atuaram conjuntamente nessa operação, provendo o acesso total aos sistemas e plataformas, prestando suporte às atividades operacionais e repassando as informações durante a ação.

Curiosidade

Diferente dos anos anteriores, em que o horário de verão terminou sempre no 3º domingo de fevereiro, em 2015 o fim da operação foi no 4º domingo do mês. Em fator disso, os sistemas mais antigos precisaram ser ajustados durante a madrugada do dia 15. Foi um fato isolado e com poucos casos, porém, inusitado, como afirma o coordenador de Tecnologias de Desenvolvimento de Softwares (COTES), Marcelo Fermann Guimarães.

Equipe

Estiveram envolvidos na operação de retorno do horário de verão os seguintes empregados:

DICAC: Luiz Aurio Cordeiro Junior e Maria Jocely Gaio Machado. Responsáveis pelo repasse de informações durante a operação.

GTIC: Andre Lucas Falco, Antonio Gerson Kulik, Carlos Alberto Sowek, Dario Kuceki Knopfholz, Eduardo Hekavey, Emil Cladson Morais, Irenice Mattos de Lima, Luciano Aurelio Mittmann, Marcelo Fermann Guimarães, Milton Taborda Ribas, Paulo Cesar Berti, Reginaldo José Rendaki e Sonia Naomi Yabiku.

GMO: Carlos Eduardo Amaro, Carmem Dugonski, Éder Taffarel Chagas, João Paulo Rebelo Borges, Lázaro Rodrigues Junior, Luiz Renato Coelho Martins.

GALERIA DE IMAGENS