Estado assina acordo com Taguspark para replicar "cidade do conhecimento" em Curitiba

Governador Ratinho Junior firmou parceria com o Taguspark, de Portugal, um parque de ciência e tecnologia que abriga 16 mil pessoas e é uma referência em inovação e sustentabilidade. Proposta é replicar criar uma estrutura similar em Curitiba para fomentar empresas ligadas à área de inovação.
Publicação
15/05/2023 - 14:24
Editoria

Uma nova iniciativa do Governo do Estado prevê a instalação de um espaço voltado exclusivamente a empresas do setor de tecnologia e inovação em Curitiba. A proposta é replicar um modelo adotado pelo Taguspark, que é o maior parque de ciência e tecnologia de Portugal. O memorando de entendimento foi assinado nesta segunda-feira (15) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e Eduardo Corrêa, CEO da instituição portuguesa que administra a estrutura, sediada na cidade de Oeiras, na região metropolitana de Lisboa.

Criado há 30 anos, o Taguspark é um bairro planejado para o futuro e que abriga 160 empresas e 26 startups, além de 16 mil pessoas. No centro, mais de 90% das empresas nacionais e internacionais instaladas são focadas no desenvolvimento de tecnologias aplicadas para soluções nas áreas da saúde, Tecnologia da Informação (TI) e engenharia, entre outras. Como parte da parceria, o parque ofereceu um espaço para a Celepar e o Governo do Paraná prospectarem novas parcerias dentro de sua estrutura.

“O Taguspark é uma referência mundial na combinação de inovação e sustentabilidade e Portugal está muito à frente de diversos países em termos de tecnologia, por isso queremos trocar experiências e importar este conhecimento para o nosso Estado”, afirmou Ratinho Junior.

Segundo o governador, o Paraná tem investido no fomento à indústria tecnológica, mas o objetivo é buscar experiências de sucesso no Brasil e no mundo para ampliar esse potencial no Estado. Ele lembrou a criação da Superintendência de Inovação, Modernização e Transformação Digital, em 2019, que em 2023 foi elevada à condição de Secretaria de Estado. Em abril deste ano, o Estado também assinou os decretos de regulamentação da Lei de Inovação do Paraná e do Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FIME/PR).

“Temos trabalhado muito a vocação do Paraná para a inovação, com 14 centros tecnológicos que unem o setor privado, a academia e a sociedade civil em funcionamento, mas queremos avançar ainda mais e aprender com experiências como a de Portugal nos ajuda neste objetivo”, acrescentou o governador.

De acordo com o CEO da Taguspark, a instituição busca ser uma referência cívica baseada na dignidade dos trabalhadores, com estímulo à qualidade de vida no local de trabalho, e na sustentabilidade ambiental, o que inclui a separação de resíduos sólidos, autonomia energética e redução da pegada ecológica.

A 15 minutos do aeroporto internacional de Lisboa, o Taguspark está situado num imenso parque verde com vistas para o mar, em uma cidade multicultural com diversos espaços de cultura e arte. É uma espécie de laboratório das ciências do trabalho em Portugal, focado nos valores do civismo, felicidade e bem-estar.

Nosso objetivo é fazer com que os inovadores possam ir mais longe, pois acreditamos que o conhecimento científico e tecnológico muda o mundo para a melhor”, disse Côrrea. "Estamos sempre à procura de talento e abertos a parcerias”.

Ele ainda reiterou a disposição de trabalhar em conjunto com o governo paranaense. “É um motivo de satisfação aprender com o Paraná, assim como temos muito a oferecer em termos de experiência para ajudar outros locais e apostamos muito no desenvolvimento da economia de regiões de língua portuguesa”, concluiu o CEO.

Outra inspiração

Outra experiência que inspirou o Governo do Estado a começar a investir na criação de um novo parque tecnológico foi o Instituto Caldeira. Fundado em 2019 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o espaço de 22 mil metros quadrados criado em um antigo complexo industrial engloba 42 empresas e startups em um ecossistema de inovação.

Agenda em Portugal

Mais cedo nesta segunda-feira, o governador e demais membros da delegação paranaense participaram do evento Conexão de Negócios Paraná-Lisboa / Paraná Day, onde discutiram detalhes do megapacote de concessões rodoviárias que prevê investimentos de R$ 55 bilhões em obras no Estado nos próximos anos. O grupo ainda participará de vários encontros de negócios e institucionais em Portugal.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.