Estado lança aplicativo para a gestão de desastres e emergências 01/05/2015 - 12:30

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a Companhia de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Paraná (Celepar) lançaram, em Curitiba, a plataforma móvel do sistema paranaense de gestão de situações de desastres naturais. Disponível, a princípio, para dispositivos que usam o sistema Android, o aplicativo permite que gestores dos 399 municípios paranaenses possam gerenciar e planejar as ações em casos de desastres e emergência, de forma mais ágil.

“É uma ferramenta que vai facilitar o trabalho dos agentes da Defesa Civil dos municípios paranaenses, pois possibilita um mapeamento mais preciso de todos os riscos e os meios disponíveis para enfrentar os desastres”, explica o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas.

O aplicativo é um aperfeiçoamento do Sistema Informatizado de Defesa Civil (SisDC), criado em 2006 e premiado neste ano pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres (UNISDR), da ONU, como referência de tecnologia na área de Defesa Civil.

Também foi lançada a nova aplicação GeoDC, módulo de geoprocessamento para consulta e visualização dos dados geoespaciais. Baseado no framework GeoCelepar, a solução utiliza serviços de mapas para internet que atendem padrões internacionais de interoperabilidade, possibilitando a integração com a plataforma móvel para compartilhamento dos mesmos mapas de forma independente.

Diferencial

O novo recurso permite que os agentes da Defesa Civil coloquem as informações dos locais onde estiverem, mesmo que não tenham acesso à Internet, facilitando o trabalho de campo. O aplicativo pode ser usados em computadores, celulares ou tablets.

“Após um ano e meio de estudos e testes, estamos oferecendo aos municípios do Paraná uma ferramenta móvel que poderá facilitar a marcação dos locais com riscos, sem o uso da internet”, diz o Coordenador Executivo da Defesa Civil, coronel Edemilson de Barros.

O trabalho dos agentes é cadastrar no sistema as áreas de riscos, com fotos e mapas, e também indicar os locais que oferecem infraestrutura para acolher a população e amparar os moradores com todos os recursos necessários em caso de desastre. “Ele garante a criação de um banco de dados para tratamentos de crise, permitindo que a Defesa Civil veja esses dados e possa comandar e dar apoio a população em meio a desastres e problemas”, explicou o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite.

Referência

Apresentado na 3ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução do Risco de Desastres, realizada no Japão, em abril, o SisDC se tornou referência internacional. Autoridades e agentes de outros estados e países têm vindo ao Paraná para conhecer o recurso e aplicá-lo em suas cidades.

Agradecimento

A Casa Militar, por intermédio do coronel Adílson Castilho, agradeceu à Celepar por todo o empenho e dedicação na concepção e desenvolvimento constante do sistema, importante solução de gestão de situações de desastres naturais, que permite que os gestores planejem e acompanhem os impactos de situações de emergência e desastres, o que reduz as consequências para a população.

A reunião ocorreu dia 30, no Palácio das Araucárias, participaram no desenvolvimento da solução, Daniel Sá de Campos, Juliana Wosniak, Claudete Morás, Daniel Dominoni, Diogo Bauer, Jefferson Bauer, Roselene Joner, Luiz Gonzaga, Luiz Carlos Fracaro, Herbert de Souza, Carlos Pessoa, Marcelo Domingos, Henrique Miorelli, Amanda Costa, Camila Regina Furlan, Luciana Reis, Marcelo Heck, Marcela Prostt, Luiz Ceccon, Renato Senji e Roque Muller Junior.


Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS