Estados debatem aplicação de soluções de inteligência para a gestão pública 28/05/2015 - 18:00

A aplicação da informática pública como instrumento de gestão e de geração de soluções de inteligência aos governos estaduais foi a tônica da abertura da 130ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), na manhã de hoje (28), em Curitiba. O evento, cujo encerramento ocorre na tarde de amanhã, reúne presidentes das 26 congêneres da Celepar, empresa responsável pela organização dos trabalhos.

A coordenação da reunião está a cargo do presidente do Conselho de Associadas da ABEP e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), Theo Pires. Segundo ele, diante dos desafios econômicos enfrentados pelos gestores públicos, o fortalecimento da integração entre as companhias ganha importância significativa, na medida que elimina desperdícios no desenvolvimento de sistemas já existentes e que se mostram eficazes.

A opinião é comungada pelo presidente executivo da ABEP e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Krol Jânio Remígio. O momento, de acordo com ele, requer planejamento apurado e retenção de gastos públicos, exigindo compartilhamento de soluções. “Não vamos perder tempo e recursos reinventado a roda, pesquisando e construindo soluções já implementadas em outros estados”.

Modelo

Pela experiência acumulada em seus 50 anos de atividades no setor público, a Celepar, como informou o presidente Jacson Carvalho Leite, desenvolveu uma metodologia de gestão em tecnologia de informação e comunicação que serve de modelo para as demais congêneres. A companhia implantou de forma inovadora um número superior a 400 cases de business intelligence (BIs), tomando por base os 900 sistemas que rodam no Data Center Corporativo do Governo do Estado. Entre eles está o Sistema Informatizado da Defesa Civil (SisDC) premiado neste ano pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres (UNISDR) da Organização das Nações Unidas (ONU), como referência de tecnologia na área de Defesa Civil.

Nesta linha de ineditismo, Leite lembrou que o Paraná é o primeiro Estado a ofertar ferramentas de modernização de gestão aos municípios, por meio de uma loja virtual. A Loja da Celepar (www.lojadacelepar.pr.gov.br) oferece 19 produtos em diversas áreas de governo, como saúde, administração, transporte, educação e gestão. São eles: portal de transparência, pesquisa online, informações municipais, plano plurianual, manutenção de veículos, ouvidoria, agenda e relacionamento, gestão documental, expresso, ensino a distância, gestor de sites, prefeituras 156, infração de trânsito, informações estratégicas, rede social, sms, gestão hospitalar, data center e rede399.

Governança

Entusiasta das soluções de tecnologia da informação e comunicação, Alexandre Teixeira, diretor geral da Casa Civil, que representou o secretário Eduardo Sciarra na abertura dos trabalhos da ABEP, ressaltou que num quadro nacional de economia estagnada e de inflação em alta, cada real investido neste segmento assegura melhoria à governança do Estado. A Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral foi representada pelo diretor geral Marlos Almeida e pelo chefe de gabinete Cyllênio Pessoa Pereira Jr.

Agenda

Temas como infovia dos estados, ambiente mobile com tecnologia open source, cloud privada e virtualização de processos, compõem a pauta dos trabalhos de amanhã (29). A reunião está acontecendo no Hotel Mabu.

ABEP

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação atua no fortalecimento da cooperação entre suas associadas em todo o país há quase quatro décadas. A ABEP tem por missão promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de TIC nas diversas esferas governamentais, fomentando o fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.

GALERIA DE IMAGENS