Estados estreitam parcerias em soluções de TIC 29/05/2015 - 20:01

Durante dois dias, Curitiba foi a capital brasileira da informática pública estadual. Dirigentes de 26 celepares brasileiras estiveram reunidos ontem e hoje (29) debatendo temas relacionados à modernização da gestão pública, na 130 ª ROCA - Reunião Ordinária do Conselho de Associadas da ABEP. E como definiu o presidente do Conselho de Associadas e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), Theo Pires, “o encontro serviu para convergir soluções de tecnologia da informação e comunicação em benefício dos governos estaduais e dos cidadãos brasileiros”.

A Celepar respondeu pela organização do evento elogiada pelos presentes. Inclusive, como disse o vice-presidente de tecnologia da ABEP e diretor de infraestrutura tecnológica da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), Napoleão Lemos Filho, “esta foi a melhor ROCA em que participei desde 2011, quando passei a fazer parte da entidade”.

Nesta linha de agradecimentos, o vice-presidente executivo da ABEP e subsecretário da Coordenadoria de Operações de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Norte (COTIC), Marcelo Marcony de Lima, afirmou que a reunião foi excelente, “o que só aumenta a nossa responsabilidade de fazer o próximo evento em Natal ainda melhor”.

Ao final, em nome da diretoria executiva, Marcony salientou que a troca de informações entre as empresas, dentro do espírito de cooperação e compartilhamento, foi o ponto alto do evento. E foi além ao comentar: “não sentimos o frio da capital paranaense, devido à recepção calorosa que recebemos da equipe da Celepar”.

Por sua vez, o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, explicou que o princípio dos trabalhos na ABEP é que cada reunião seja melhor do que a anterior, e isso, segundo ele, vale também para o Secop que em 2014 foi realizado no Paraná e que neste ano, em outubro, ocorre em Salvador (BA).
Leite aproveitou a oportunidade para agradecer publicamente os profissionais da companhia envolvidos na organização dos trabalhos.

Modelo

Ele lembrou ainda que no Paraná, a partir de 2011, foi criada uma nova visão sobre gestão pública a partir da medição, por meio de ferramentas de TIC, das ações governamentais destinadas à população. A título de exemplo, o presidente informou que são oferecidos diariamente mais de dois milhões de serviços públicos à sociedade, “números comprovados através dos sistemas que rodam no data center da Celepar.”

O modelo de gestão das informações no Estado, implantado de forma pioneira pelo Governo do Paraná, foi motivo de interesse de várias empresas que participaram da reunião. Nos próximos dias Jacson Leite vai receber delegações de Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, para apresentar a Rede Executiva, o Governo Eletrônico em Números, o Sistema de Acompanhamento do Plano de Metas do Governo do Paraná, entre outras soluções de inteligência desenvolvidas pela companhia nos últimos quatro anos.

A próxima reunião da ABEP está agendada para os dias 18 e 19 de junho, em Natal, com os fóruns de diretores e gerentes técnicos, além de diretores administrativos e financeiros.

ABEP

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação atua no fortalecimento da cooperação entre suas associadas em todo o país há quase quatro décadas. A ABEP tem por missão promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de TIC nas diversas esferas governamentais, fomentando o fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.

GALERIA DE IMAGENS