Evento trata sobre estresse e formas de controlar seus efeitos no dia a dia 21/08/2015 - 10:10

O estresse é sempre um tema recorrente, principalmente dentro do trabalho. Em consequência disso, uma ação promovida pelo Programa Qualidade de Vida, em parceria com a Cipa e o Sesc visou conscientizar os celeparianos sobre os efeitos do estresse no dia a dia dentro da empresa e também de casa, além de trabalhar com ações educativas para a promoção de hábitos preventivos para o aparecimento de doenças psicossomáticas.

O evento “Minha Saúde é Comigo: Falando sobre Estresse”, realizado os dias 05, 12 e 19 de agosto, foi ministrado pela psicóloga Luana Giachini, que organizou rodas de conversa e ofertou uma oficina sobre o tema. Os encontros debateram sobre a conceitualização do estresse, as consequências na vida cotidiana e na saúde, assim como formas de prevenção e administração para uma boa qualidade de vida.

Além das discussões, a psicóloga também realizou uma oficina de técnicas de respiração com os aproximadamente 30 participantes, que auxiliam no relaxamento e na capacidade de lidar e controlar o estresse. “É importante trazer o assunto para dentro da empresa para que as pessoas aprendam se estão sendo afetadas pelo estresse e como podem evitar, controlar e minimizar os efeitos, que podem prejudicar a saúde.

Para Isis de Fatima Biscaia, coordenadora do Programa Qualidade de Vida, o evento propiciou momentos de bastante reflexão aos participantes. “Acredito que os encontros foram realmente produtivos e agregaram bastante valor a quem participou, afinal o estresse é muito presente na vida das pessoas. O foco do evento foi justamente alertar sobre isso e auxiliar com práticas de controle”, declarou.

Depoimentos

“Sou favorável a qualquer conversa que aborde problemas, causas, formas de controle e/ou solução que incomodam ou fazem pessoas infelizes. Os três encontros para falar de Estresse se mostraram como um ótimo ambiente para trocar experiências de como lidar com esse mal, às vezes invisível para uns, incômodo para outros, mas sempre com reflexos prejudiciais para as pessoas. A orientação e a mediação de um profissional da saúde e bem-estar psicológico, facilitou, esclareceu e dirigiu essa troca de 'problemas' e 'soluções' entre os participantes, nos dando condições para melhorarmos nossas 'ferramentas' de luta contra o estresse. Acredito que essa prática, em forma de reuniões dirigidas, faz conscientizar e despertar para o problema, melhorando o tratamento e a condição das pessoas afetadas. Isso contribui de forma benéfica no relacionamento familiar e de trabalho” - Pedro Colodi

GALERIA DE IMAGENS