Expresso livre cresce 43% em três anos 31/12/2013 - 11:20

Em três anos, o Expresso livre da Celepar registrou um crescimento na ordem de 43%, passando de 143 mil contas em Dezembro de 2010, para 205 mil no mesmo período de 2013. “Esta evolução demonstra o uso cada vez maior das soluções de tecnologia da informação e comunicação por parte do Governo do Estado”, destacou o presidente Jacson Carvalho Leite.

O projeto Expresso Livre, criado em abril de 2004, é uma customização da ferramenta alemã E-Group Ware, que agrupa serviços essenciais no ambiente corporativo, tais como e-mail, agenda, catálogo de endereços, workflow e mensagens instantâneas. Em função das dificuldades de adaptação com o correio oficial do software alemão chamado de AngleMail, os desenvolvedores do expresso na época criaram o expresso mail como uma solução para esse problema. Deste modo, o e-mail criado utiliza a metodologia AJAX, o que torna a sua interface e seu layout mais similares à das ferramentas de correio desktop.

Devido ao sucesso desta solução, a Celepar desenvolveu os módulos para catálogos de endereços, mensagens instantâneas e administração do ambiente tendo como base as mudanças ocorridas no e-mail. “Com a criação dos novos módulos o Expresso tornou-se um software independente, baseado no E-Group Ware, mas autônomo”, explicou o analista da Divisão de Implementação de Serviços de Rede (DISER) e um dos responsáveis pela manutenção e criação de plataformas para o Expresso Livre, Maurício Luiz Viani.

Viani ainda confirmou as novidades do Expresso Livre para o próximo ano. “No primeiro semestre de 2014 o Expresso migrará para a versão 2.5.2, que trará uma nova agenda de compromissos e melhorias no módulo de correio”. Em 2013 a ferramenta foi implantada no sistema operacional iOS e no ano que vem os usuários poderão utilizá-la na plataforma Android.

GALERIA DE IMAGENS