GSUS prossegue implantações nos hospitais e unidades da Secretaria de Saúde 01/07/2014 - 17:50

O premiado Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS), desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), foi implantado em três locais: Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais em Ponta Grossa, Hospital Regional da Lapa e no Ambulatório do Centro Regional de Especialidades.

O projeto GSUS foi um dos vencedores do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2013) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), na categoria e-Administração Pública.

Em Ponta Grossa, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais passou, no mês de fevereiro, pelo treinamento de novos usuários do GSUS. O local já contava com atendimento ao corpo clínico para os pacientes internados e agora auxilia também aos demais médicos do ambulatório de especialidades. Os profissionais podem utilizar o sistema para atender pacientes no ambulatório, no pronto atendimento e ainda acompanhar o tratamento diário de pacientes já internados. Os registros das operações são mantidos em um único prontuário eletrônico.

Já na Lapa, o Hospital Regional foi beneficiado com a implantação do sistema, pois os registros de informações hospitalares, que antes eram feitos em cadernos, agendas, planilhas e editores de texto, agora migraram para o sistema unificado que ajuda no controle e organização das informações dos diversos serviços do hospital. A etapa de implantação no ambulatório, no pronto atendimento e na internação foi feita após treinamento dos funcionários iniciado em março.

O ambulatório do Centro de Pesquisa e Atendimento de Travestis e Transexuais do Centro Regional de Especialidades em Curitiba passou pelo treinamento de usuários do GSUS no mês de março. O recém-criado ambulatório iniciou suas atividades utilizando o sistema GSUS onde é feita a gestão e manutenção de agendas para consultas eletivas e o registro de atendimento médico, psicológico e do serviço social.

Sobre o GSUS

A ferramenta foi desenvolvida pela Celepar para a Secretaria de Saúde e auxilia os profissionais da saúde na gestão operacional em hospitais, ambulatórios, laboratórios, farmácias e demais unidades que operam pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O sistema é operado via internet e pode ser utilizados em diversas unidades de forma integrada, permitindo o compartilhamento do prontuário do usuário entre diferentes unidades de saúde. Além disso, o GSUS facilita o monitoramento de atendimentos já feitos, auxilia na organização das rotinas de trabalho e melhora a qualidade do atendimento aos pacientes.

Equipe

Equipe da Celepar responsável pelo desenvolvimento do sistema:

Daniel Rodrigo Becker
Dircélia Maria Alessi
Dirceu Grein
Dyego Rogher Drees
Edson Chitz
Flavio das Chagas Prodossimo
Geraldo Demário
Gilson Roberto Costa
Giovani Pisa
Juliana Wosniak de Morais
Leandro Paiva C. de Almeida
Luis Alberto Menon Araujo
Rosalinda da Silva Correa
Rosemari Pavan Rattmann
William Nunes Dourado

GALERIA DE IMAGENS