Gestão integrada de laudos garante agilidade à Polícia Científica 09/06/2014 - 18:00

O Sistema Gestor de Documentos e Laudos (GDL), implantado pela Celepar para a Polícia Científica, traz agilidade no controle e emissão de laudos e integra as Requisições de Exames Periciais (REP's) através de um único sistema para atender as demandas tanto do Instituto de Criminalística, quanto do Instituto Médico Legal (IML).

A ferramenta foi cedida pela Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo, por meio de um termo de cooperação de cessão de uso de software. A Celepar foi a responsável por adaptar o código-fonte para as necessidades da Polícia Científica do Paraná, além de garantir novas manutenções e melhorias no sistema.

Segundo a analista responsável pelo projeto na Celepar, Karina Paula de Camargo Curcio, o principal objetivo do GDL é o controle das requisições de exames periciais solicitadas à Polícia Científica para a elaboração e emissão de laudos. Karina ainda explicou que a solução facilita o processo de recebimento de ofícios pelo setor de protocolo, assim como o encaminhamento das REP's aos peritos criminais, consequentemente agilizando o processo de emissão de laudo como um todo.

Com a utilização da solução é possível emitir relatórios estatísticos para controle e acompanhamentos gerenciais. Além de Curitiba, o GDL foi implantado em cidades do interior do Estado.

Próximos passos

O novo sistema prepara o terreno para a integração com os diversos sistemas de órgãos dos poderes Executivo e Judiciário, além de ser o primeiro passo para a implantação da assinatura digital de laudos, que reduzirá custos ao Estado com papel, impressora e suprimentos.

A Celepar desenvolverá uma interface de Business Intelligence (BI) para que os gestores possam efetuar tomadas de decisões com as informações geridas pela ferramenta.

Equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema na companhia: Cristiano Visnieski, Débora Ruedell e Karina Paula de Camargo Curcio.

GALERIA DE IMAGENS