Governador Beto Richa faz saudação especial aos empregados da Celepar na inauguração do novo Data Center Corporativo do Governo do Estado 25/11/2013 - 09:59

A jovem senhora Celepar está bem perto de completar seus 49 anos de idade. São quase cinco décadas dedicadas ao desenvolvimento de soluções voltadas à modernização da gestão pública paranaense e, em consequência, da melhoria contínua dos serviços que o Estado presta à sociedade.

Tendo o próximo domingo (24) como a data oficial de aniversário, a Celepar começou as comemorações já nesta segunda-feira (18). E com um grande evento.

Digamos, um evento raro.

A vinda de um governador na empresa não é rotineira. E ontem, o governador Beto Richa esteve na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná.

Veio, para além de dar o início às comemorações do 49º aniversário, inaugurar oficialmente o novo Data Center Corporativo do Governo do Estado, a única sala cofre governamental do país certificada internacionalmente, sinônimo de garantia de alto grau de desempenho, disponibilidade e segurança das aplicações do Governo do Estado armazenadas na companhia.

Assim que chegou com a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, os dois, ao lado do secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, presidente do Conselho de Administração da Celepar e do presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, descerraram a placa alusiva ao novo Data Center. Nela, constam os nomes, além do próprio Richa, Casagrande e Leite, do vice-governador Flávio Arns, do secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi e de Luiz Carlos Hauly, na época da entrada em operação do Data Center, secretário da Fazenda.

Em seguida, em nome dos empregados, Jacson Leite deu as boas vindas a Beto Richa, dizendo “que é com alegria, emoção e grande honra que recebemos o governador em nossa Celepar”. O presidente falou sobre a importância do Data Center para o Governo do Estado, afirmando que esta obra só foi viabilizada pelo apoio do governador à área de tecnologia da informação e comunicação, “marca de uma governo que investe em inovação e modernidade, para atender com mais eficácia a população”.

O governador Beto Richa iniciou sua fala fazendo uma saudação especial aos empregados da Celepar, “cuja competência e dedicação ao longo destes 49 anos, promoveram inestimáveis ganhos para o Estado”. E ainda: “em nome dos paranaenses, agradeço a todos os celeparianos pelos bons serviços prestados aos cidadãos”.

Richa explicou que o Estado investe em tecnologia da informação e comunicação “para ofertar maior quantidade e melhor qualidade dos serviços públicos à população”, e que o Data Center Corporativo, maior obra da história da Celepar, coloca à disposição do Governo do Estado e do cidadão modernas ferramentas voltadas à segurança e disponibilidade das informações.

O governador lembrou ainda que o Paraná é o único estado brasileiro a ter todos os seus municípios interligados por meio de fibras ópticas e que os próprios municípios devem utilizar o Data Center Corporativo do Estado como forma de modernização de gestão. Ele destacou ainda que as soluções de inteligência desenvolvidas pela Celepar ajudam na transparência e racionalidade do serviço público, “marcas deste governo”.

CIIE

Em seguida, Beto Richa, no primeiro andar do prédio da Celepar, inaugurou oficialmente o Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE-PR), cujo objetivo é instrumentalizar o Governo do Estado, a partir da integração das informações, de dados voltados ao planejamento e acompanhamento das metas estabelecidas para cada área da administração estadual.

O CIIE possui técnicos especialistas em tecnologias de BI (Business Intelligence) e GIS (Geographic Information System) que desenvolvem visões estratégicas e gerenciais, com interfaces gráficas amigáveis. Hoje, já são cerca de 130 cases de BI desenvolvidos pela Celepar para diversos órgãos do Governo do Estado.

Após a inauguração oficial do CIIE, O governador Beto Richa, acompanhado pela secretária Fernanda Richa, pelo secretário Edson Casagrande e pelo presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, foi ao Data Center para a cerimônia do corte simbólico da fita, oportunidade em que conheceu a infraestrutura tecnológica de processamento e armazenamento de dados instalada na companhia.

Enfim, uma tarde como poucas na história da Celepar. Sem dúvida, este é um bom prenúncio para o ano 50 que se inicia na vida da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, a pioneira entre as empresas de informática pública do Brasil.

GALERIA DE IMAGENS