Governo Eletrônico do Paraná registra mais de dois milhões de serviços diários 27/08/2013 - 18:16

O Paraná é o Estado mais digital do país e os números mostram a eficácia do Governo Eletrônico. Por dia, por exemplo, são executados mais de dois milhões de acessos e/ou serviços públicos ao cidadão por meio das soluções de tecnologia da informação e comunicação que a Celepar disponibiliza aos órgãos da administração estadual.

Esta informação foi prestada pelo presidente Jacson Carvalho Leite aos integrantes do Conselho de Gestão Administrativa e Fiscal do Estado, reunidos na tarde de ontem (27), no Palácio Iguaçu. Mensalmente, segundo ele, os números passam da casa de 43 milhões, atingindo um patamar superior a 520 milhões no ano, “o que mostra a preocupação do Governo do Estado com a modernização e eficácia da gestão pública”, destacou.

Na apresentação da Celepar em dados, o presidente elencou também outras informações relevantes, como o número de serviços prestados anualmente pelas regionais da companhia no interior do Estado, que passaram de 6500 em 2010 para nove mil no final de 2012, representando um acréscimo na casa de 39%. A rede da Celepar que atingia 4637 pontos em 2010, hoje chega a 5200 pontos, um aumento de 12%.

Na parte de infraestrutura tecnológica, a Celepar, como salientou Jacson Leite, evoluiu de forma significativa. Em 2010, a capacidade de processamento do mainframe (computador de grande porte) era de 311 mips (milhões de informações por segundo) e passou para 415 em 2013, uma evolução na ordem de 33%. Outro dado relevante é a da capacidade de armazenamento que passou de 192 tbytes em 2010, para 324 em 2013, um crescimento de 69%.

O governo Beto Richa, de acordo com o dirigente, fez importantes investimentos em TI para a modernização do Estado, o que pode ser sentido na melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos à população paranaense. Outro dado apresentado por Jacson Leite diz respeito aos cases business intelligence (BI’s) que a companhia começou a desenvolver a partir de 2011, por meio do Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE).

Até agora, são 96 cases de várias áreas de atuação do Governo do Estado. Ficou estabelecido que em outra oportunidade, a Celepar vai apresentar estes cases ao Conselho de Gestão Administrativa e Fiscal do Estado que na reunião de ontem contou com a participação dos secretários de Governo, Cezar Silvestri;, da Casa Civil, Reinhold Stephanes; do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi; da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, da Administração e Previdência, Dinorah Nogara e do procurador geral do Estado, Júlio Cesar Zem Cardozo, entre outros representantes de órgãos do Governo do Estado.

GALERIA DE IMAGENS