Governo capacita tutores de dez municípios para os Espaços Cidadãos no Laboratório da Celepar 27/08/2015 - 13:44

O Governo do Paraná, através da Secretaria para Assuntos Estratégicos (SEAE), iniciou nesta terça-feira (25) mais uma etapa dos cursos de capacitação de tutores dos Espaços Cidadãos do Paraná. O evento foi realizado no laboratório da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) com a participação de 10 municípios. O objetivo é preparar os tutores para atendimento às pessoas da comunidade que procuram esse espaço para ter acesso a todos os serviços de governo e outros disponibilizados pela internet.

O serviço permite, além da navegação online, inscrições em cursos presenciais e à distância, aulas de reforço escolar, pesquisas e lazer. Os espaços são centros de aperfeiçoamento profissional e repasse de conhecimento para os paranaenses que procuram crescer em suas carreiras, começar um novo ofício e com isso melhorar cada vez mais sua qualidade de vida.

Dentre os temas apresentados esteve o Curso de Acesso a Internet e Redes Sociais, do Programa de Inclusão Social da Pessoa Idosa. Os responsáveis pelo programa Dircélia Maria Alessi e Eriel Macuco Filho explicaram o funcionamento do curso e parceria da Celepar que fornece material (apostila), apoio técnico, através das regionais e certificação, já o telecentro, o laboratório e a instrutoria.

O Programa de Inclusão da Pessoa Idosa já esteve presente em diversas cidades e hoje faz parte das Ações da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade 2015.

Ação Conjunta

O programa Espaços Cidadãos é uma ação conjunta do Governo Estadual, prefeituras e associação de bairros, com a intenção de oferecer ao cidadão uma estrutura completa, com computadores e acesso à internet com fibra ótica da Copel. O Estado disponibiliza os cursos de capacitação, a internet e os computadores, além de oferecer assistência técnica para as unidades. Já a prefeitura municipal é responsável pele espaço físico, por divulgar o projeto e pelos monitores. São consideradas prioritárias para as ações deste programa as cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS