Governo do Amazonas avalia implantação de sistema para gestão de saúde desenvolvido pela Celepar 24/06/2016 - 10:00

A Celepar, por intermédio do assessor de mercado Elcio Marcowcz e dos analistas Dirceu Grein e Gilson Costa, esteve reunida na congênere Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) para apresentar e analisar a possibilidade de implantação do sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS) naquele Estado.

Em quatro dias de trabalho, a equipe da Celepar se reuniu com dirigentes da Prodam, da secretaria de Saúde do Estado do Amazonas e também com a diretoria e corpo técnico do Hospital 28 de agosto, que realiza cerca de mil atendimentos por dia.

De acordo com o presidente Jacson Carvalho Leite, a Celepar tem entre suas metas intercambiar soluções com as demais congêneres, “sempre com o propósito mútuo da melhoria da gestão pública e, em consequência, dos serviços governamentais recebidos pela população”. Leite afirmou ainda que os 51 anos de vida dão à Celepar um know-how expressivo no cenário nacional de TIC, “conhecimento que deve ser compartilhado para que cada vez mais tenhamos gestões públicas estaduais modernas e que venham ao encontro das aspirações da sociedade”.

De acordo com Grein, a possibilidade de implantação da solução no Amazonas pode gerar benefícios tanto para a Prodam, quanto para a Celepar. “No processo de planejamento para implantação, percebemos a necessidade de evolução do GSUS, uma vez que no Hospital 28 de Agosto se utiliza de outro sistema voltado ao processamento de imagens médicas, com isso seria necessário uma integração entre as ferramentas, o que seria bom para a Celepar, por aumentar a disponibilidade de atendimento aos hospitais, e também para a Prodam, que padronizaria os sistemas hospitalares em todo o Estado, agilizando a assistência ao cidadão”.

Segundo o assessor de mercado Elcio Marcowcz, "após esta fase de diagnóstico, levantamento e negociações em Manaus, a expectativa dos presidentes da Celepar e da Prodam, é que em breve esta parceria seja concretizada por meio da assinatura de um contrato de prestação de serviços e transferência de tecnologia entre as companhias, referendadas por um termo de cooperação técnica já firmado entre as mesmas recentemente em evento da Reunião Ordinária do Conselho de Associadas da ABEP. Tal instrumento tende a se tornar padrão nessa relação entre os estados e suas respectivas companhias de TIC. As reuniões ocorreram entre os dias 7 e 10 de junho".

GALERIA DE IMAGENS