Governo do Estado e Pastoral da Pessoa Idosa vão firmar parceria na área da tecnologia da informação 16/05/2014 - 18:50

A assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Pastoral da Pessoa Idosa foi definida pela secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes e pelo presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, durante reunião com o presidente nacional da entidade, dom José Antonio Peruzzo, bispo de Palmas e Francisco Beltrão. Esta parceria contará ainda com o apoio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e do Ministério Público.
 
Pelo que ficou estabelecido, a Celepar vai dispor à pastoral o Sistema de Gestão Integrada de Relacionamento (GIR) para qualificar os dados dos assistidos, mais de 140 mil idosos residentes em 810 municípios brasileiros, atendidos por 18 mil voluntários. As informações ficarão alojadas no Data Center Corporativo do Governo do Estado, acervo que vai orientar as políticas estaduais voltadas às pessoas idosas.
 
Além disso, Celepar vai viabilizar a construção do novo portal para a Pastoral da Pessoa Idosa, bem como o desenvolvimento de camadas de inteligência, os cases de business intelligence (BI’s), soluções que vão auxiliar o acompanhamento, com números atualizados, dos trabalhos realizados nas diversas comunidades onde a entidade atua.
 
A parceira no projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa foi outro ponto tratado na reunião, item que vai constar no documento que está em fase de elaboração. A proposta é que os assistidos pela Pastoral, na própria comunidade onde residam, participem desta capacitação de acesso à internet e redes sociais que a companhia, desde o ano passado, vem colocando em prática em Curitiba e cidades do interior do Paraná.
 
“Por meio desta ação conjunta, vamos auxiliar a Pastoral no seu trabalho de atender o idoso em situação de vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, com base nestes dados que ficarão alojados na Celepar, o governo vai promover políticas públicas de cidadania destinadas a este público específico”. Com estas palavras, a secretária Maria Tereza Uille Gomes definiu a importância desta parceria.
 
Para o presidente Jacson Carvalho Leite, a adoção por parte da pastoral das soluções de inteligência desenvolvidas pela Celepar vão permitir que as etapas de coleta e qualificação das informações dos idosos assistidos pela entidade ocorram de maneira mais ágil e fácil. Além disso, o sistema permite que o trabalho seja realizado por meio de dispositivos móveis, possibilitando a alimentação dos dados diretamente no GIR, eliminando, desta maneira, a etapa de digitação atualmente necessária.
 
“Quanto mais o Governo do Estado conhece a Pastoral da Pessoa Idosa, tanto mais se mostra interessado em nos ajudar e se ajudar pela própria Pastoral”. Disse dom José Antonio Peruzzo. Segundo ele, auxiliar as pessoas mais vulneráveis não é atribuição exclusiva do governo e da pastoral, mas da sociedade como um todo. Neste sentido, o presidente nacional da entidade classificou como “sadia e construtiva” esta parceria.
 
A cooperação entre o Governo do Estado e a pastoral, na opinião da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Bernadete Dal Molin Schenatto, é o melhor caminho para que a proteção dos idosos não fique delegada apenas a um único organismo ou uma única pessoa. Este trabalho, de acordo com ela, tem que ser executado de forma multiprofissional, envolvendo várias visões da sociedade.

O termo de cooperação técnica, em fase de execução, deverá ser assinado ainda no primeiro semestre deste ano. Para adiantar os resultados desta futura parceria, as reuniões de trabalho entre Celepar e a Pastoral da Pessoa Idosa já estão ocorrendo. Na terça-feira (13), inclusive com a presença da secretária Maria Teresa Uille Gomes e de dom Peruzzo, e na quinta-feira (15), entre as equipes técnicas para detalhamento do GIR, inclusive com a participação da coordenadora nacional da entidade, irmã Terezinha Tortelli.

GALERIA DE IMAGENS