Governo do Estado entrega segunda remessa de alimentos não perecíveis da merenda escolar

Cerca de 2,3 mil toneladas de produtos serão distribuídos até a primeira semana de abril a mais de 2,1 mil instituições de ensino estaduais. Os itens são registrados no Sistema Merenda Escolar, desenvolvido pela Celepar
Publicação
20/03/2023 - 17:39
Editoria

O Governo do Estado, por meio do Instituto Fundepar, iniciou nesta semana a segunda entrega de alimentos não perecíveis da merenda escolar para cerca de 2,1 mil instituições estaduais de ensino do Paraná. São em torno de 2,3 mil toneladas de alimentos que serão distribuídos até a primeira semana de abril, com mais três remessas previstas até o fim do ano. O gerenciamento da ação é facilitado pelo Sistema de Merenda Escolar, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)

“Sempre asseguramos que os itens necessários para a alimentação escolar estejam nas nossas escolas, garantindo o preparo das refeições do primeiro até o último dia de aula dos nossos estudantes. Para isso, continuamos realizando com muita responsabilidade o nosso trabalho para aquisição, armazenamento e distribuição, tudo para que a qualidade esteja sempre presente”, destacou o diretor-presidente do Instituto Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno.

Entre os itens recebidos estão arroz, feijão, biscoitos (cream cracker, rosquinha chocolate), composto lácteo (sabores banana e maçã, morango e coco), ervilha e milho em conserva, leite em pó integral, macarrão (espaguete, padre nosso, tortiglione) óleo de milho, proteína de soja texturizada e tempero completo sem pimenta, entre outros.

A alimentação escolar é composta pela merenda tradicional, servida no intervalo, e produtos que integram o Mais Merenda, programa estadual instituído desde o meio do ano passado em toda a rede estadual de ensino. O projeto garante três refeições por turno, acrescentando um lanche na entrada e outro na saída. O investimento em alimentação previsto para todo o ano é de cerca de R$ 500 milhões.

Os gêneros alimentícios da remessa são inspecionados pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que faz o controle de qualidade, e transportado ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR/PR), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os produtos são previamente separados, pesados e acondicionados de acordo com o padrão de armazenagem, para que sejam identificados pelas escolas, seguindo as guias da Fundepar.

Colégios

Quando chegam, todos os itens passam por verificação quanto à qualidade e à quantidade. A guia da remessa é assinada e as informações são inseridas no Sistema Merenda Escolar, desenvolvido pela Celepar.

Para finalizar o processo, os produtos são retirados das embalagens secundárias, higienizados, armazenados nas dispensas e organizados pela validade para serem utilizados no preparo das refeições. Além de testar e analisar cada tipo de produto enviado, as nutricionistas do Instituto Fundepar auxiliam com dicas e sugestões de cardápios para as merendeiras de todos os colégios do Estado do Paraná.

Outros itens

Além dos alimentos não perecíveis, ainda são entregues diretamente nas escolas pelos fornecedores itens como carnes, ovos, frutas, verduras, hortaliças e demais itens da agricultura familiar.

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN/PR