Governo do Estado impulsiona a reestruturação de Espaços Cidadãos na região noroeste

24/05/2017 - 18:10
Dentro da política do Governo do Estado de tornar os Espaços Cidadãos em ambientes cada vez mais utilizados pela população, tanto no acesso aos serviços públicos disponíveis na internet, como na participação de cursos presenciais e a distância, as primeiras unidades atendidas na região noroeste passaram por um processo de reestruturação que esteve a cargo da Secretaria para Assuntos Estratégicos e da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

O trabalho de revitalização do ambiente que foi realizado de janeiro a abril deste ano, abrangeu a substituição dos computadores, a organização do rack e a atualização do sistema operacional. Neste primeiro momento foram atendidos os municípios de Paiçandu, Nova Londrina, Terra Rica, Santa Mônica, Itaúna do Sul, Santa Cruz de Monte Castelo, Nossa Senhora das Graças, Cruzeiro do Sul, Colorado e Paranavaí.

O secretário Flávio Arns fala da sua felicidade em ver a satisfação das pessoas quando utilizam um espaço revitalizado e com o acesso da internet para o entretenimento, cursos e serviços de governo, tudo de forma gratuita. “Estamos buscando novos parceiros que possam doar computadores. Queremos ampliar o número de municípios contemplados com a restruturação do espaço”, informa.

Para o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, o apoio aos Espaços Cidadãos está entre as ações prioritárias dos 10 Núcleos Regionais da companhia, que respondem pelo atendimento de toda a administração pública estadual na capital e no interior. “Pelo uso inteligente das soluções de tecnologia da informação e comunicação, o objetivo do nosso trabalho é permitir que as ações de governo levem mais qualidade de vida aos cidadãos paranaenses”, destaca.

Formação dos Gestores

O programa Espaço Cidadão, além de abranger a evolução tecnológica do ambiente de informática e da inclusão digital, está focado na formação continuada dos gestores, oferecendo o Curso de Formação dos Gestores dos Espaços Cidadãos. Quem atende a população deve estar qualificado para oferecer cursos profissionalizantes a distância à comunidade, como, por exemplo, o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais. O Programa Espaço Cidadão está presente em mais de 300 municípios paranaenses.

Cidadania Digital

O prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato, agradece ao Governo do Estado por esta iniciativa que possibilitou a reestruturação do Espaço Cidadão da Vila Operária. Uma das metas dele à frente da prefeitura é levar internet gratuita aos paranavaienses.

O trabalho da Celepar foi executado pelo Núcleo Regional de Maringá. De acordo com o supervisor Rodolfo Zanardi Loiola, o dia a dia no interior, na execução de ações como esta, aproxima a companhia da população e das prefeituras, “mostrando o lado humano e social da tecnologia”.

A equipe da Celepar que atuou na reestruturação destes 10 Espaços Cidadãos é formada por Alessandro Luiz Jacomini, Fernando Suzarte Schiavon, Helio de Paula Moraes, Junior Aparecido Alves, Jony Alexandre Pires, Luiz Eduardo de Santana e Oliveira, Marcio Costa, Rodolfo Zanardi Loiola e Sulivan Volttani Moya.