Governo do Estado vai implantar sistema de gestão digital de documentos 05/07/2013 - 18:09

O processo de gestão eletrônica de documentos nas áreas de recursos humanos, patrimônio e da Paranaprevidência será iniciado pela Secretaria da Administração e Previdência a partir do próximo mês de agosto. A informação foi prestada ontem (04) pela secretária Dinorah Botto Portugal Nogara, no Gabinete de Gestão e Informações do Palácio Iguaçu, durante o encerramento do “Encontro sobre o uso da tecnologia biométrica no Estado do Paraná”, que reuniu representantes do Governo Federal e dos três estados do Sul.

“Buscamos o Paraná sem papel”, afirmou Dinorah, ao falar sobre o projeto que tem o objetivo de modernizar e racionalizar a gestão pública, “com o foco principal no cidadão, que merece ser cada vez melhor atendido pelo Estado”. De acordo com a secretária, a biometria, além da agilidade nos processos, acarreta economia à administração, na medida em que, entre outros itens, reduz a circulação de papéis, sendo, neste sentido, o documento de identidade biométrico um dos passos em direção à modernidade e efetiva implantação de um governo eletrônico.

A adoção de soluções voltadas à execução de uma gestão pública pautada em sistemas e ferramentas de inteligência e de modernidade, diferente dos moldes tradicionais de trâmites de papéis e documentos como os que existem atualmente, como explicou o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, foi proposta aprovada pelo Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Cosit), órgão presidido pelo secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi.

Segundo Leite, a implantação da gestão de processos e documentos digitais, envolve desde a criação de um trâmite específico, até o armazenamento de toda a documentação no data center da empresa. “Esta solução vai gerar mais agilidade administrativa e redução de custos para o governo, ao mesmo tempo em que o Estado atenderá de maneira mais eficaz o cidadão”, disse ele.

CARTA DO PARANÁ

Durante os dois dias do encontro realizado em Curitiba, quarta e quinta-feira, os participantes conhecerem a experiência do Instituto de Identificação do Paraná, Detran e Celepar no uso da tecnologia biométrica. “A integração existente no Paraná entre os órgãos públicos é um modelo importante para a implantação do projeto RIC”, disse o coordenador gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil do Ministério da Justiça, Hélvio Pereira Peixoto.

Ao final do encontro, foi formalizada a “Carta do Paraná”, que o diretor do Instituto de Identificação, Newton Tadeu Rocha fará entrega oficial na reunião do Comitê Gestor do Registro Nacional de Identificação Civil (RIC), dia 05 de agosto, em Brasília. Ele foi eleito para representar neste fórum os Institutos de Identificação dos três estados do Sul.

O documento apresenta propostas para o avanço do uso da tecnologia biométrica em todo o território brasileiro, assegurando ao Instituto Nacional de Identificação e aos Institutos de Identificação dos Estados e Distrito Federal a competência legal e técnica para a gestão dos dados biométricos das pessoas identificadas no Brasil. Outro ponto destacado, é a necessidade de interligações regionais para confrontos biométricos, como base para formação do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil.

O modelo adotado no Paraná de integração dos sistemas do Instituto de Identificação e do Detran, é citado como base estratégica para a conectividade entre os sistemas estaduais, regionais e nacional. Outro item assinalado é o que apoia a indicação de dois estados de cada região para a indicação dos membros titulares e suplentes do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil.

A carta foi assinada pela secretária da Administração, Dinorah Nogara; pelo chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública, Walter Gonçalves, representando o secretário Cid Vasquez; pelo presidente da Celepar, Jacson Leite e pelos presidentes do Instituto de Identificação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Newton Tadeu Rocha, José Augusto Koerich e Carlos Eduardo Falcão Pereira, respectivamente.

O encontro foi organizado pela Secretaria da Segurança Pública, por meio do IIPR e da Celepar, e contou com a participação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, do Detran e do Tribunal de Justiça. O Governo Federal esteve presente através de representantes do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil/projeto RIC do Ministério da Justiça, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e do Instituto Nacional de Identificação.

GALERIA DE IMAGENS