Governo estuda a implantação de um sistema de gestão digital de documentos 16/05/2013 - 18:20

A eliminação de papel no Governo do Estado e a gestão digital de documentos foram os principais tópicos da reunião que a secretária da Administração e Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara presidiu na tarde de hoje (16) na Celepar e que contou com a presença de representantes da Secretaria de Infraestrutura e Logística e da Paranaprevidência. Na oportunidade, o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite apresentou o estudo que a companhia está finalizando para a adoção pelos órgãos públicos estaduais de um novo sistema de gestão de documentos.

A adoção de soluções voltadas à execução de uma gestão pública pautada em sistemas e ferramentas de inteligência e de modernidade, diferente dos moldes tradicionais de trâmites de papéis e documentos como os que existem atualmente, como explicou Leite, foi um assunto já debatido e aprovado este ano pelo Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (Cosit), órgão presidido pelo secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi.

O estudo apresentado pela Celepar para a implantação da gestão de processos e documentos digitais, envolve desde a criação de um trâmite específico, até o armazenamento de toda a documentação no data center da empresa. Na prática, como explicou o presidente, esta solução vai gerar mais agilidade administrativa e redução de custos para o governo, ao mesmo tempo em que o Estado atenderá de maneira mais eficaz o cidadão.

Além de Dinorah Nogara e Jacson Leite, participaram da reunião o diretor-geral da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Aldair Wanderlei Petry ; os diretores da Paranaprevidência, Jorge Sebastião de Bem, presidente; Lauro Fernando Benites, diretor administrativo e João Luiz Marcos, diretor financeiro, além de Rosangela Ferraz, da Secretaria de Administração.

GALERIA DE IMAGENS