Governo lança projeto de inclusão digital voltado para a pessoa idosa com atuação da Celepar

Denominado Idoso Play 60+, iniciativa busca aproximar a pessoa idosa da tecnologia, facilitando o acesso à informações relevantes em seu cotidiano com soluções criadas pela companhia
Publicação
16/12/2021 - 18:21
Editoria

A Celepar participou ontem do lançamento do Idoso Play 60+, ação promovida pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e pelo Departamento da Política da Pessoa Idosa, na Sala de Atos do Palácio Iguaçu que busca a inclusão digital da terceira idade com o uso da tecnologia.

O Secretário Ney Leprevost aproveitou a oportunidade e anunciou que em 2022 serão retomados os Cursos Básicos de Smartphone presenciais em parceira com a Celepar que ministrará o curso e ficará responsável pela sua realização. Além disso, também anunciou o repasse de 6 milhões de reais para 44 municípios reformarem locais que serão utilizados como Centro de Convivência da Pessoa Idosa, onde também estarão disponíveis para Cursos de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa.

Na ocasião a presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e chefe do Departamento da Política da Pessoa Idosa (CEDI), Adriana Oliveira, agradeceu a parceria com a Celepar no desenvolvimento das ferramentas tecnológicas e conteúdos, onde serão disponibilizadas dicas semanais como os vídeos feitos pelos colaboradores da empresa no projeto #celeparcomvc.

Representando o presidente Leandro Moura, a coordenadora de Sustentabilidade Social da Celepar, Dircélia Alessi afirmou "é com muita alegria que firmamos essa parceria com a Sejuf e com o CEDI, pois finalmente poderemos voltar a nossa rotina de percorrer o Paraná com os nossos cursos de inclusão digital e social da pessoa idosa e, agora, com ainda mais conteúdos para disponibilizar aos participantes, tendo em vista o lançamento do projeto Idoso Play 60+".

Idoso Play 60+

A proposta do projeto, que é um guarda-chuva da inclusão digital dessa faixa etária, é aproximar a população idosa da tecnologia e ampliar seu acesso às informações e temas relevantes para o seu cotidiano e também ao Canal Denúncias online, através de um formulário no qual qualquer cidadão poderá fazer o registro de denúncia anônima ou identificada.

A plataforma, que está sendo desenvolvida pela Celepar, permite aos idosos criar os próprios conteúdos com temas de interesse e relevância para a pessoa idosa, deixando-os disponíveis na videoteca do Departamento de Política da Pessoa Idosa, da Sejuf. Temas como viajar sem sair de casa, alimentação mais saudável, como evitar fraudes via WhatsApp, além de atividade física, dicas de livros e filmes, relacionamento, entre outros, são o escopo do projeto.

Curso de Smartphone

Ofertado de forma gratuita, através de uma parceria do Departamento da Política para a Pessoa Idosa da Sejuf com a Celepar, o Curso de Smartphone dá oportunidade aos idosos de aprender a personalizar o celular, colocar ou trocar o papel de parede, aumentar o volume, o tamanho das letras, editar e excluir contatos, ler e responder as mensagens.

Também fazem parte do aprendizado a utilização das configurações do celular (data e hora, idioma, sons, papel de parede, tela de bloqueio e segurança, alarmes, acessibilidade, personalização de atalhos e contatos), fotografar, filmar, enviar filmagens, enviar fotos, localizar os arquivos gerados e excluir itens do celular. As aulas serão presenciais, com 9 horas de carga horária, distribuídas em 3 horas pela manhã ou à tarde, durante 3 dias seguidos.