Governo lança sistema desenvolvido pela Celepar para emissão de certidão de tempo de serviço dos policiais e bombeiros militares 05/04/2011 - 16:00
A Polícia Militar do Paraná lançou na tarde de ontem (04) o novo sistema informatizado de emissão da certidão do tempo de serviço dos policiais e bombeiros militares. O programa foi criado em parceria com a Celepar, Paraná Previdência e Secretaria de Estado de Administração e Previdência (SEAP) com o objetivo de diminuir o prazo no trâmite do pedido de aposentadoria dos militares estaduais, que antes levava 90 dias, e com o novo sistema este prazo cai para 30.
Para requerer a aposentadoria, o policial militar precisa ter no mínimo 25 anos de tempo de serviço. De acordo com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta, a rapidez para obtenção do benefício valoriza os servidores. “A agilidade do processo de aposentadoria dos policiais e bombeiros militares resgata a dignidade e a cidadania que eles precisam ter. E com o sistema informatizado fica mais fácil para o policial em saber quais são os seus direitos”.
A diminuição do prazo de trâmite do processo e a segurança na transferência de dados são os principais ganhos da informatização do sistema de cálculo do tempo de serviço, segundo o diretor do Departamento Pessoal da PM, Coronel Carlos Alexandre Scheremeta. “A partir de hoje tentaremos traduzir o anseio da aposentadoria para um prazo máximo de 30 dias. É um ganho para o policial militar que poderá, por sua vez, pensar em novos rumos para quando se tornar aposentado”, afirmou.
O presidente da Paraná Previdência, Jaime de Azevedo Lima, afirma que a integração de informações entre os órgãos é o que facilitará no processo de aposentadoria dos PMs. “Este grande avanço no tempo em que se resolve a questão da aposentadoria é importante porque a demora no processo fazia com que os policiais continuassem trabalhando e correndo alguns riscos enquanto; com a informatização essa situação se encerra”.
O trabalho manual feito pelos responsáveis também diminuirá, sendo somente necessária a revisão dos dados do servidor antes da aposentadoria ser confirmada. “Toda vida funcional do servidor que já está no sistema só é repassada para a certidão de tempo de serviço”, afirmou Solange Busnardo Mattiello, Diretora de Recursos Humanos da SEAP.
META 4
A informatização dos dados vai passar a ser realizada pelo programa Meta 4, criado pela Celepar no ano 2002, que administra os recursos humanos dos servidores estaduais e é formado por módulos, dentre o deles o lançado na apresentação de hoje, de concessão de aposentadoria aos policiais militares. Os dados são enviados ao programa primeiramente pelo Departamento Pessoal da PM, assim recebidos pela Paraná Previdência para o cálculo dos valores de aposentadoria e então chegam à Secretaria do Estado de Administração e Previdência para revisão e assinatura do ato e resolução do benefício.
Segundo informações da Celepar, 97% dos servidores já apresentam seus dados informatizados e a implementação do sistema foi e está sendo feito por etapas, contemplando no momento a Polícia Militar. “Os RHs dos órgãos do estado têm acesso ao sistema e conseguem inserir os dados dos servidores no programa”, esclareceu a Gerente de Desenvolvimento da Celepar, Maria Teresa Rodrigues Pahl.
Na apresentação do sistema, o Sargento Luis Omário Gomes e o Cabo Sidnei Antonio Alves, ambos bombeiros militares, tiveram suas aposentadorias emitidas para demonstração do programa Meta 4. “É muito bom o processo ter melhorado”, afirmou o sargento. “Quando dávamos entrada no papel não tínhamos certeza de que o processo daria certo. Hoje está bem mais seguro”, disse o cabo.
Com o novo sistema, o tempo de trâmite dos processos serão acompanhados pelo Departamento Pessoal e pelos policiais e bombeiros que pedirem a aposentadoria via Internet. “Quando der entrada ao processo, o policial receberá um número de protocolo no qual poderá acompanhar toda a tramitação do processo no portal do servidor”, afirmou Capitão Marcos Antonio Benetti, responsável pelo setor de movimentação de Departamento Pessoal da PM. Ainda segundo ele, os militares que deram entrada no pedido de aposentadoria na quinzena passada continuarão no processo manual de pedido de benefício que está sendo feito desde então.
Fonte: Polícia Militar do Paraná - PMPR
Maria Teresa Rodrigues Pahl, gerente de Desenvolvimento de Soluções( GDS-D)
e os analistas da Divisão de Desenvolvimento de Soluções (DIDES-D1):
Jones Luiz Schiffl, Rosane Hartenthal Adriano, Fabio Bettega e Julio Cezar Otto Junior
Presidente da Parana Previdência, Jaime de Azevedo Lima; Diretora de Recursos
Humanos da SEAP, Solange Busnardo Mattiello; Comandante Geral da PM,
Coronel Marcos Teodoro Scheremeta e Sargento Luis Omário Gomes
Presidente da Paraná Previdência, Jaime de Azevedo Lima e
Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodora Scheremeta
Para requerer a aposentadoria, o policial militar precisa ter no mínimo 25 anos de tempo de serviço. De acordo com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta, a rapidez para obtenção do benefício valoriza os servidores. “A agilidade do processo de aposentadoria dos policiais e bombeiros militares resgata a dignidade e a cidadania que eles precisam ter. E com o sistema informatizado fica mais fácil para o policial em saber quais são os seus direitos”.
A diminuição do prazo de trâmite do processo e a segurança na transferência de dados são os principais ganhos da informatização do sistema de cálculo do tempo de serviço, segundo o diretor do Departamento Pessoal da PM, Coronel Carlos Alexandre Scheremeta. “A partir de hoje tentaremos traduzir o anseio da aposentadoria para um prazo máximo de 30 dias. É um ganho para o policial militar que poderá, por sua vez, pensar em novos rumos para quando se tornar aposentado”, afirmou.
O presidente da Paraná Previdência, Jaime de Azevedo Lima, afirma que a integração de informações entre os órgãos é o que facilitará no processo de aposentadoria dos PMs. “Este grande avanço no tempo em que se resolve a questão da aposentadoria é importante porque a demora no processo fazia com que os policiais continuassem trabalhando e correndo alguns riscos enquanto; com a informatização essa situação se encerra”.
O trabalho manual feito pelos responsáveis também diminuirá, sendo somente necessária a revisão dos dados do servidor antes da aposentadoria ser confirmada. “Toda vida funcional do servidor que já está no sistema só é repassada para a certidão de tempo de serviço”, afirmou Solange Busnardo Mattiello, Diretora de Recursos Humanos da SEAP.
META 4
A informatização dos dados vai passar a ser realizada pelo programa Meta 4, criado pela Celepar no ano 2002, que administra os recursos humanos dos servidores estaduais e é formado por módulos, dentre o deles o lançado na apresentação de hoje, de concessão de aposentadoria aos policiais militares. Os dados são enviados ao programa primeiramente pelo Departamento Pessoal da PM, assim recebidos pela Paraná Previdência para o cálculo dos valores de aposentadoria e então chegam à Secretaria do Estado de Administração e Previdência para revisão e assinatura do ato e resolução do benefício.
Segundo informações da Celepar, 97% dos servidores já apresentam seus dados informatizados e a implementação do sistema foi e está sendo feito por etapas, contemplando no momento a Polícia Militar. “Os RHs dos órgãos do estado têm acesso ao sistema e conseguem inserir os dados dos servidores no programa”, esclareceu a Gerente de Desenvolvimento da Celepar, Maria Teresa Rodrigues Pahl.
Na apresentação do sistema, o Sargento Luis Omário Gomes e o Cabo Sidnei Antonio Alves, ambos bombeiros militares, tiveram suas aposentadorias emitidas para demonstração do programa Meta 4. “É muito bom o processo ter melhorado”, afirmou o sargento. “Quando dávamos entrada no papel não tínhamos certeza de que o processo daria certo. Hoje está bem mais seguro”, disse o cabo.
Com o novo sistema, o tempo de trâmite dos processos serão acompanhados pelo Departamento Pessoal e pelos policiais e bombeiros que pedirem a aposentadoria via Internet. “Quando der entrada ao processo, o policial receberá um número de protocolo no qual poderá acompanhar toda a tramitação do processo no portal do servidor”, afirmou Capitão Marcos Antonio Benetti, responsável pelo setor de movimentação de Departamento Pessoal da PM. Ainda segundo ele, os militares que deram entrada no pedido de aposentadoria na quinzena passada continuarão no processo manual de pedido de benefício que está sendo feito desde então.
Fonte: Polícia Militar do Paraná - PMPR
Foto: Eloir José Sbalqueiro
Equipe da Celepar responsável pelo desenvolvimento do sistema da Polícia Militar:Maria Teresa Rodrigues Pahl, gerente de Desenvolvimento de Soluções( GDS-D)
e os analistas da Divisão de Desenvolvimento de Soluções (DIDES-D1):
Jones Luiz Schiffl, Rosane Hartenthal Adriano, Fabio Bettega e Julio Cezar Otto Junior
Presidente da Parana Previdência, Jaime de Azevedo Lima; Diretora de Recursos
Humanos da SEAP, Solange Busnardo Mattiello; Comandante Geral da PM,
Coronel Marcos Teodoro Scheremeta e Sargento Luis Omário Gomes
Presidente da Paraná Previdência, Jaime de Azevedo Lima e
Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodora Scheremeta
Fotos: Cabo Daniel Meneghetti