Governo unifica ações de inclusão digital no Estado 24/03/2016 - 13:30

A Secretaria para Assuntos Estratégicos (SEAE) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) assinaram nesta quarta-feira (16), resolução que unifica as ações voltadas à inclusão digital. Para tanto, foi criada a Unidade Gestora do Programa de Inclusão Digital do Estado do Paraná, que vai responder pela promoção, organização e unificação das ações nesta área, com ênfase no Rede 399 - Internet para Todos e Espaço Cidadão, programas complementares que levam acesso à internet e serviços on-line à população.

“Levar internet de qualidade, além de qualificação profissional e serviços de governo para o cidadão paranaense, incluindo digitalmente os espaços rurais, são esforços coletivos. Somente com a soma de forças entre o Estado, municípios, associações, provedores e o terceiro setor é que teremos sucesso. E a SEAE possui essa capacidade de articular entre os setores e propor soluções”, disse o secretário Flávio Arns.

Na condição de empresa indutora de soluções de inteligência na área de tecnologia da informação e comunicação ao Governo do Estado, a Celepar, como destacou o presidente Jacson Carvalho Leite, é parte integrante das políticas que objetivam a melhoria constante dos serviços públicos ofertados aos cidadãos. Ele lembrou que desde dezembro 2013 a companhia desenvolve um programa voltado à inclusão social e digital da pessoa idosa que, do lançamento até dezembro de 2015, capacitou mais de quatro mil alunos com idade superior a 60 anos.

O curso de 12 horas/aula, que ocorreu em 28 municípios, oferece uma série de informações sobre o mundo da informática e, no final da capacitação, cada participante sai com endereço eletrônico (e-mail) e um perfil nas redes sociais. “Trabalhamos em duas frentes: modernizar a gestão pública para melhor atender ao cidadão, e capacitar este mesmo cidadão para melhor utilizar os serviços públicos que serão cada vez mais disponibilizados na internet pelo Estado e municípios, dentro do conceito de governo eletrônico”, explicou Leite.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Marcel Micheletto, participou da cerimônia na Secretaria para Assuntos Estratégicos. Intitulando-se “fã das inovações”, ele falou da importância dos municípios passarem por um choque de gestão e profissionalismo, “cenário propício para o uso das ferramentas digitais, onde a Celepar, empresa reconhecida nacionalmente pela sua eficácia, cumpre papel preponderante”. Micheletto destacou ainda que esta ação de governo demonstra mais uma vez o espírito municipalista do governador Beto Richa.

Rede de Inclusão Digital

Com a adoção destas medidas, de acordo com Flávio Arns, a expectativa é que em pequeno espaço de tempo seja construída uma grande rede de inclusão digital em todo o Estado, com estabelecimento de metas factíveis e de um marco que se traduza em uma política pública para a área. “Dentro do plano de trabalho está o compromisso em facilitar o emprego dos dois programas, Rede 399 e Espaço Cidadão, e lançá-los de forma parceira nos municípios paranaenses, sempre com o intuito de privilegiar a população”, comentou.

A comissão especial para promover a organização funcional e a unificação das ações de inclusão digital será composta por representantes da Secretaria para Assuntos Estratégicos e da Celepar. Num prazo de 30 dias, os membros desta comissão devem apresentar um plano de trabalho que contemple a integração de ações no âmbito do Governo do Estado.

De acordo com Edgar Leandro Machoski, do escritório de projetos da Celepar, presidente da comissão, a nova estruturação permitirá ampliar os pontos de acesso à internet nos municípios, bem como a expansão da área de abrangência, de forma a qualificar o cidadão no uso das tecnologias, além de promover o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais nas diferentes áreas de conhecimento, através de cursos presenciais e a distância.

Espaço Cidadão

A Secretaria para Assuntos Estratégicos transformou os antigos Telecentros em um espaço aberto para que o cidadão paranaense possa investir no seu próprio desenvolvimento. Com o nome Espaço Cidadão, a estrutura deixa de ser apenas espaços de acesso à internet para se tornar centros de aperfeiçoamento profissional, bem como de acesso aos serviços públicos disponíveis na internet, como exemplo, os do Detran. Atualmente, o Estado possui 400 pontos do Espaço Cidadão, presentes em 338 municípios.

Rede 399

O Rede 399 - Internet para Todos, desenvolvido pela Secretaria para Assuntos Estratégicos em parceria com a Celepar, tem o objetivo de disseminar o uso de internet banda larga nas cidades paranaenses. Com a instalação da rede, as prefeituras podem disponibilizar novos serviços on-line para a população e interligar unidades administrativas. É possível levar internet aos distritos ou comunidades rurais, ampliando o acesso da população, aumentando a inclusão social e digital.

A solenidade de assinatura do termo de resolução contou também com a participação de representantes da Casa Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Paraná Cidade, da Agência de Fomento e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).

Fonte: Agência Estadual de Notícias

GALERIA DE IMAGENS