Gustavo Garbosa assume a presidência da Celepar

Ex-diretor de tecnologia da Secretaria de Estado da Educação substituiu Leandro Moura na primeira companhia pública de tecnologia do país
16/01/2023 - 15:21

Tomou posse hoje (16) o novo presidente da Celepar, Gustavo Garbosa. Ele assume a presidência da companhia após deixar a diretoria de tecnologia da Secretaria da Educação (SEED/PR).

Vamos criar um ecossistema de novos serviços para os cidadãos, desburocratizar, focaremos em proteção de dados, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, criaremos produtos e serviços de referência para saúde, educação, segurança e agricultura. Vamos atuar como aceleradores da transformação digital no Estado e também em nossos processos internos, ajustando a estrutura organizacional e revendo processos estratégicos da empresa. Além disso, almejamos expandir nossa atuação para os municípios paranaenses, outros estados e para o mercado privado também”, enalteceu Gustavo Garbosa, novo presidente da Celepar.

Currículo e experiência

Gustavo Garbosa é gestor de tecnologia e informação, graduado em Ciências da Computação pela FEMA/IMESA em Assis-SP; mestrado com diploma de Formação Avançada em Redes e Telecomunicações pelo IST-Lisboa (Portugal).

Com mais de 20 anos de experiência prática, construindo e liderando equipes de desenvolvimento, criando soluções inovadoras e tecnológicas em vários segmentos do universo de TI, construiu sua carreira no mercado privado, exercendo cargos de liderança em grandes empresas em Portugal e no Brasil, responsável pelos programas de transformação digital relacionados a soluções de negócios e experiências do consumidor, incluindo internet das coisas (IoT), produtos conectados, CRM, assistentes inteligentes, atendimento aos consumidores, marketing, serviços em nuvens e business intelligence.

Sua última experiência foi como diretor na Secretaria da Educação, em que teve como objetivo  acelerar a transformação digital também na educação pública do Estado, ao implantar plataformas educacionais digitais e todas as componentes tecnológicas que compõem o Ensino a Distância (EaD): transmissões pela TV aberta, aplicativo Aula Paraná e Google Classroom.