Hospitais regionais do Paraná ampliam atendimentos com implantação de sistema da Celepar

Em tempo recorde, Sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS (GSUS) chega a três municípios paranaenses
27/05/2022 - 16:36

Em tempo recorde, a Celepar realizou a implantação do Sistema de Gestão Ambulatorial e Hospitalar do SUS (GSUS) nos hospitais regionais de Guarapuava, Ivaiporã e Telêmaco Borba, o que ampliou a gama de serviços e atendimentos voltados à população a partir deste mês. Os três estabelecimentos foram entregues em 2020 como hospitais de campanha para o atendimento exclusivo a casos de Covid-19, estes continuam em operação.

De acordo com o presidente da Celepar, Leandro Moura, este é um motivo para celebrar. “Estamos muito contentes nesta iniciativa, pois trazemos a tecnologia como uma aliada na gestão dos hospitais, o que reforça o nosso compromisso de melhorar a vida do cidadão e de auxiliar também a administração pública, e, também comemorar a melhora nos índices da pandemia, pois a saúde é primordial na nossa meta de salvar vidas”.

Infraestrutura e gestão

As três unidades regionais passarão a contar com 20 leitos de enfermaria cada. O hospital de Guarapuava deve ainda ser adaptado para realizar atendimento cirúrgico, ortopédico e de traumas, e ter 10 leitos de UTI adulto. A unidade de Ivaiporã também contará com 10 leitos de UTI adulto e deve passar a atender cirurgias eletivas. Em Telêmaco Borba, o hospital regional será preparado para ser uma unidade materno-infantil.

A nova administração dos hospitais, atuante a partir de maio deste ano, é a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS).

GSUS

O GSUS é uma solução multidisciplinar que atende o paciente desde a entrada até a saída em uma unidade de saúde que opera seguindo as diretrizes do SUS. Ela integra de forma ágil e eficiente, todos os estabelecimentos por meio de informações sobre a saúde também de pacientes, uma vez que os prontuários são únicos.