Idosos de Foz do Iguaçu aprendem a usar internet e redes sociais 12/02/2014 - 16:20

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social, está ministrando em Foz do Iguaçu um curso sobre internet e redes sociais para 92 alunos com idade superior a 60 anos. A capacitação de 12 horas/aula ocorre em três turnos, manhã, tarde e noite, e será encerrada na próxima sexta-feira (14).

A Celepar, neste projeto gratuito ao público, responde pela revisão e adequação técnica dos laboratórios de informática destinados aos treinamentos, pela instrutoria e capacitação das equipes de monitores, pela linha programática dos cursos, bem como pela oferta do material didático e entrega dos certificados. O suporte operacional do curso está a cargo do Núcleo Regional de Cascavel, através do posto avançado de Foz do Iguaçu.

As aulas estão ocorrendo, ao mesmo tempo, nos laboratórios de informática do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e no ônibus do Provopar, especialmente adaptado para este fim, cada qual com capacidade para 15 alunos.

Depoimentos

A escritora Raimunda Maria de Paula Coelho, 71 anos, lançou no ano passado o seu primeiro livro de contos e poesias, intitulado “Alegria de Viver”. Antes, fazia primeiro o rascunho no papel. “Agora, com este curso, vou escrever direto no computador”. Ela classifica o curso como “ótimo” e incentiva que outros idosos participem das próximas turmas.

Aos 69 anos, Louri Rosina Behne, viu neste curso a oportunidade de abrir novas portas e continuar aprendendo. “Está mais fácil do que imaginei, até porque os professores têm calma e ensinam bem. Só temos que agradecer por esta chance, que até então não tínhamos”.

Radicada no Brasil há mais de três décadas, a argentina Marta Beatriz Tevez, 62 anos, diz que o curso está sendo muito bom. Para ela, na condição de professora de corte e costura, acessar a internet é fundamental para adquirir novos conhecimentos da profissão. “Estou muito feliz com esta oportunidade”.

Com uma pequena noção do computador, José Celestino de Oliveira, 62 anos, está muito feliz com que vem aprendendo, ao mesmo tempo em que parabeniza as pessoas que tiveram a iniciativa de realizar um curso ao pessoal idoso, “uma vez que não podemos parar de aprender na vida”. Numa escala de zero a 10, ele atribui nota mil para o treinamento e vai além, afirmando que será o divulgador número um deste importante trabalho.

Para Edgar José Rockenbach, 79 anos, esta é uma ótima oportunidade para ampliar o conhecimento. “Sei um pouco, mas aprender mais sobre internet é muito bom, pois conseguimos falar mais com os amigos pelo computador”.

Aos 78 anos, Oscar Alliana se considera um bom aluno, porque segue as instruções do professor e dos instrutores.”Estou vendo com muita facilidade. Tenho a vantagem de contar com uma professora ao meu lado para tirar as minhas dúvidas, o que facilita muito”. Contente de estar participando deste curso gratuito, ele já tirou uma das dúvidas iniciais de como proceder para alterar palavras digitadas de forma errada. “Agora, vamos para o próximo exercício”.

Uma das instrutoras da Celepar em Foz do Iguaçu é Dircélia Maria Alessi. Para ela, o nível de interesse e da participação dos alunos é excelente. “Não faltam, não atrasam. No intervalo, não querem nem sair da sala de aula. O que marca mesmo neles é a vontade de aprender”.

Certificados

A cerimônia de entrega de certificados está prevista para o próximo sábado (15), às 14 horas, no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e deve contar com as presenças do presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, do prefeito Reni Pereira e da secretária Claudia Pereira, entre outras autoridades estaduais e municipais.

GALERIA DE IMAGENS