Idosos recebem certificados pela participação em curso sobre internet e redes sociais 18/12/2013 - 17:12

Muito sorriso e muita descontração. Esta foi a tônica da cerimônia de entrega de certificados aos cerca de 70 moradores do Bairro do Boqueirão, em Curitiba, que participaram do curso de”Acesso à Internet e Redes Sociais”, integrante do projeto “Inclusão social da pessoa idosa”, desenvolvido pela Celepar em parceria com as secretarias da Educação e para Assuntos Estratégicos. A cerimônia ocorreu na tarde de segunda-feira (16), no auditório do Colégio Estadual Victor Ferreira do Amaral.

Durante quatro dias da semana passada, os participantes tiveram noções básicas de internet e de redes sociais, numa capacitação de 12 horas/aula ocorrida nos laboratórios de informática dos colégios estaduais Polivalente, Roberto Langer Júnior e Santo Agostinho, que contou com turmas nos períodos da manhã e tarde.

A proposta deste trabalho, como explicou o presidente Jacson Carvalho Leite, é levar às comunidades paranaenses cursos de curta duração, no sentido de capacitar o cidadão a criar o seu endereço eletrônico e o seu perfil nas redes sociais, ampliando, assim, os círculos de relacionamentos. Ele, mesmo impossibilitado de estar presente na entrega dos certificados, parabenizou, por meio de sua assessoria, todos os formandos pela coragem em buscar o novo.

Representando o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, a presidente do Conselho Estadual do Direito do Idoso e coordenadora da Política Educacional para a Pessoa Idosa, Bernadete Dal Molin Schenatto, destacou a importância do curso que, segundo ela, acaba com a visão de que a pessoa idosa é incapaz de aprender.

Bernadete lembrou ainda que o estatuto do idoso garante o direito ao conhecimento, ao mesmo tempo em que salientou que as pessoas precisam aprender a envelhecer desde crianças, para eliminar a visão de incapacidade. “Só porque estamos envelhecendo, não significa que temos que deixar de fazer as coisas.”

Capacitação

Iniciado oficialmente em novembro passado, este programa do Governo do Estado, coordenado pela Celepar, já capacitou cerca de 90 pessoas em Curitiba, número somado ao curso ministrado no Espaço Cidadão da Secretaria de Relações com a Comunidade, além de 60 alunos no interior, com as turmas de Chopinzinho e Morretes.

O coordenador do projeto na Celepar, Antonio Carlos Schimaleski, explicou que a empresa está definindo um calendário para o próximo ano, prevendo capacitações na capital e no interior do Estado. O mais importante nestes cursos, segundo ele é ver, ao final de cada aula ou na cerimônia de entrega de certificados, o olhar de gratidão de quem aprendeu. “Os alunos são os personagens principais desta história, a história da família Celepar”.

Um dos professores dos cursos no Boqueirão, o analista da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Vinícius Augusto da Silva, que na solenidade falou em nome dos demais instrutores e monitores, destacou o alcance social desta capacitação, ao mesmo tempo em que incentivou os alunos a praticar no computador. “Só assim, com erros e acertos, persistindo, é que vocês vão continuar aprendendo”.

Alunos

“O curso foi bom. Hoje em dia a internet é muito importante. Eu aprendi o que eu queria, e vou procurar outros cursos. Agora vou poder falar com a minha família pela internet.”

Ironilda Rodrigues, 70 anos

“No curso, eu aprendi aquelas coisas pequenas que não sabia, como, por exemplo, voltar e sair do e-mail e sites. Depois desse curso, eu não vou mais depender do meu marido pra me ajudar, pois eu sabia bem menos do que ele.”

Gertrudes Schartner, 64 anos

“O curso é muito bom. Eu aprendi coisas que não sabia. Tem coisas que a gente vê, mas não sabe como usar. Neste curso aprendemos a usar mesmo o computador. Agora não vou mais brigar com o computador, eu não vou mais ter problemas.”

Heinz Schartner, 69 anos

“Para mim, o curso foi uma oportunidade de ouro. Eu tinha um computador e nunca nem havia ligado. Apenas via meus filhos e netos usando, mas não sabia como entrar. Com a ajuda dos professores, acabei com os meus medos. O curso foi tão bom que não apenas eu, mas todos nós aprendemos muitas coisas. Graças a esse curso, eu quero ir mais a fundo, quero aprender mais do que me foi ensinado. Eu perdi o meu medo de errar, acabei com a minha insegurança em relação ao computador e a internet.”


Angelita Silva Rosa, 64 anos

“Este foi um curso muito bom. Eu nunca havia entrado na internet, foi muito instrutivo. Eu aprendi a enviar e-mail, a editar texto. A minha vida mudou bastante depois desse curso. Eu quero continuar a aprender mais sobre a internet e o computador. Meu filho tem um computador. Agora, eu quero comprar um para mim para poder fuçar e aprender. O curso foi muito bom, já indiquei para muita gente. O conhecimento da internet é ótimo para nós, a aula ajuda muito.”

Adão Machado de Brito, 69 anos

“Foi bom, aprendi muita coisa. Antes, eu não sabia digitar, muito menos ligar o computador. Agora, ninguém vai brincar comigo dizendo que não sei mexer no computador, pois agora eu sei até como entrar no facebook.”

Cleusa Rodrigues Rocha, 69 anos

“Eu vim com uma amiga para dar uma força pra ela e acabei aprofundando o pouco que sabia, foi gratificante. É um curso que esclarece tudo às pessoas. Quem não sabia nada saiu sabendo como mandar um e-mail e mexer no facebook.”

Maria Helena Souza Miranda, 56 anos

“Aprendi a ligar o computador. Meus filhos não tinham paciência pra me ensinar. Nas turmas com pessoas da mesma faixa etária, você tem mais liberdade de perguntar e aprender a usar. O curso foi bom, porque o trato foi diferenciado. Você acaba perdendo o medo de usar o computador. Gostei de buscar as informações na internet. Agora, posso achar as coisas com muito mais facilidade. Esse curso aumenta a nossa autoestima, além do que, aprendemos a fazer novos amigos nas redes sociais. Foi uma ótima oportunidade.”

Hamilton Lima, 63 anos

“As dúvidas eu que tinha, acabava tirando, e depois do curso agora tenho menos medo em fuçar na internet.”

Renato José Figueiredo, 70 anos

“Achei bom para o meu pai, pois ele aprendeu a entrar na internet. Com esse curso ele não fica para trás de ninguém.”

Renata Figueiredo, 34 anos, filha do seu Renato

“Foi uma boa experiência. Aprendi tudo que precisava. Não sabia nem ligar o computador, pois não tinha interesse. Hoje, converso com meus amigos no facebook.”

Ivete Silva Catarina

“Eu gostei do curso. Além de fazer amigos, aprendi a usar o mouse e o teclado. Além de ter feito uma conta no facebook, consigo mandar e-mails.”

Maria Aparecida Rojo Ornelis, 63 anos

“O curso foi bom. Aprimorou o que eu já sabia. Agora, com o curso minha família me chama de professora de informática, pois acham que eu sei quase o tanto que eles.”

Irene Koop, 74 anos

Equipe

Equipe da Celepar que atuou na instrutoria e monitoria nos colégios estaduais no Bairro do Boqueirão:

Luiz Carlos de Lima
Rogers de Oliveira Pires
Vinicius Augusto Moura Ribeiro da Silva
Bruna Deslandes Skora
Mario Ulmann
Nivaldo José da Silva
Maria Izabel de Paula
Francisco Garcez

A Fundação Celepar (Funcel) foi uma grande parceira da Celepar neste evento custeando o lanche e serviço de som na cerimônia de entrega de certificados.

Relação dos formandos

Colégio Polivalente de Curitiba


Diretor Ronaldo Rodrigues Mello

Turma:

Adão Machado de Brito
Airton Vieira de Andrade
Angelita Silva Rosa
Arlete Crispim
Beverly Terezinha da Silva
Carmela Maria Rodrigues Silva
Cecilia Cordeiro Ferreira Padilha
Deonísia Krezoruchka
Donizete Angelo Pereira
Ecleuzi Terezinha Salles
Eliana Terezinha de Souza da Silva
Francisca Angela de Oliveira Pereira
Gertrudes Schartner
Hamilton Cerqueira Lima
Heinz Schartner
Inez Caubianco
Iraci Finger Joenck
Ironilda Rodrigues
Ivete Silva Vigentze
José Joenck
Juara M. Garcia da Silva
Laureni Maria da Silva Chueiri
Luiz Carlos Servidão
Maria Aparecida da Silva Soares
Maria da Consolação Mendonça Veiga
Maria da Glória Gomes Barbosa
Maria Helena Liceski
Maria Ivete M. Alves
Mercedes Wsolek
Milton Vieira da Silva
Odete Sampaio Antonio
Renato José Figueiredo

Colégio Roberto Langer Júnior

Diretora Marilda Aparecida dos Reis Santos

Turma:

Ademar ferreira de Lima
Altevir de Souza Gama
Arlete Marim Kravetz
Cleusa Rodrigues da Costa Rocha
Dirceu Alves da Silva
Dorvalino de Paula Sarmento
Edna Amaral Fernandes
Eiko Odária Suzuki dos Santos
Eliane Suzuki Massuquetto
Elias Saade Filho
Eunice Camargo Rodrigues
Francelina Gitierrez
Gisela Catarina Arendt Batista
Maria Aparecida F. da Silva
Maria Helena de Souza Miranda
Maria Lívia Fontanela Gama
Moacir Antonio da Rosa
Nilton Anderle
Saly Bernadete Marchioro Costa
Vilson Alves de Almeida
Zilda de Jesus Soares

Colégio Santo Agostinho

Diretora Cleide Aparecida Rodrigues

Turma:

Aurora da Silva
Berenice M. de Paula
Dejanir Ladwig
Elvira de Souza Pereira
Evaldo Walter Ladwig
Irene Koop
Leonilda A. Dalben
Maria Aparecida Rojo Dorneles
Maria do Carmo Ribeiro
Maria Salete M. Branny
Mariolina Aparecida Carneiro
Marlene Gressczuk
Marlene Camargo
Marli Terezinha Bridi
Odete de Oliveira

GALERIA DE IMAGENS