Iniciativa de doação de livros na Celepar promove o compartilhamento de novas histórias

A ação procura incentivar a leitura e o intercâmbio de narrativas através da busca e aproximação de leitores sem livros a livros sem leitores
Publicação
16/04/2021 - 16:27
Editoria

Neste mês, é comemorado o Dia Mundial do Livro. Para celebrar esta data, a Celepar, em parceria com a Fundação Celepar, o Governo do Estado e o projeto Pegaí, realizará a ação “Liberte o seu livro”. O objetivo da campanha é escrever novos capítulos na vida de outras pessoas com a doação de livros literários.

Qualquer pessoa pode fazer uma doação em frente à entrada principal da Celepar, entre às 09h00 e 17h00 do dia 20 de abril. A ação será em formato drive-thru, respeitando os protocolos de segurança mediante a pandemia, e os livros podem ser doados sem limite máximo.

“A Celepar é conhecida no Estado como uma das maiores incentivadoras culturais, acreditamos na disseminação do conhecimento, se você tem livros literários em sua estante e deseja doar, está convidado para vir aqui fazer a sua doação com toda a segurança. Vamos proporcionar novos capítulos na vida de outras pessoas”, ressaltou o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Dia Mundial do Livro

No dia 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. 

O dia foi definido em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616. Esta comemoração homenageia leitores, tradutores, editores, e todos aqueles envolvidos com o livro, seja na sua produção ou na sua recepção (leitura). É também a oportunidade de celebrar o autor, não apenas como artista, mas como detentor de direitos legais sobre suas obras.

Projeto Pegaí

O Pegaí Leitura Grátis é uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criada em julho de 2013 em Ponta Grossa, no Paraná. O projeto é mantido por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura e que acreditam que os livros não podem ficar guardados nas estantes, privados de serem lidos.

Idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, o objetivo da iniciativa é incentivar o hábito da leitura. Para isso, a proposta é receber a doação de livros e colocá-los à disposição de novos leitores em locais públicos.

Serviço

Quando

Onde

Endereço

Horário

Mais informações 

 

20/04 (terça-feira)

sede da Celepar

Rua Mateus Leme, 1561

09h00 até 17h00

(41) 98836-9138 - WhatsApp