Instituto Evandro Chagas no Pará adota sistema da Celepar voltado à saúde 16/08/2016 - 15:10

A pedido da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), a Celepar realizou o processo de implantação do sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS (GSUS) no Instituto Evandro Chagas no Estado do Pará (IEC).

O objetivo da implantação do sistema é para informatizar os serviços do ambulatório e do laboratório desta Instituição Científica, visando colaborar com o convênio firmado entre Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN) e Instituto Evandro Chagas quanto ao repasse de tecnologia entre as instituições.

Fizeram parte do processo de implantação do sistema Gilson Roberto Costa e Dirceu Grein, analistas da Celepar, Manoel Pires de Paiva, chefe do Núcleo de Informática da SESA e Ricardo Bergamo, analista responsável pela implantação do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Ministério da Saúde no Instituto Evandro Chagas. Eles tiveram o apoio de Carolina Rodrigues da Costa, chefe do setor de informática do IEC e sua equipe que auxiliaram nas atividades necessárias para a implantação do GSUS.

Foram realizadas no período de 20 a 24 de junho reuniões, treinamento de usuários e acompanhamento da implantação do GSUS nos ambulatórios do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SOAMU), na Seção de Hepatologia (SAHEP), na Seção de Parasitologia (SAPAR) e na Seção de Patologia (SAPAT). “O apoio e dedicação de todos os profissionais do Instituto Evandro Chagas envolvidos neste processo contribuiu para que o sistema fosse implantado em um tempo reduzido, contando no primeiro mês de produção com mais de 300 atendimentos ambulatoriais e mais de 60 laudos de requisições de exames laboratoriais emitidos e liberados” contou Gilson Costa.

Além do Instituto Evandro Chagas no Estado do Pará, o GSUS também está implantado em 9 hospitais, 15 ambulatórios, 5 laboratórios e 150 farmácias no estado do Paraná. Segundo Costa, a empresa vem sendo consultada por outros municípios do Paraná que tem manifestado interesse na implantação desta solução para gestão da assistência à saúde.

Prosseguindo com as implantações do sistema, está autorizado pela Superintendência de Unidades Próprias (SUP) e em andamento pela Celepar, o processo de avaliação para implantação do GSUS no Hospital Doutor Eulalino Ignácio de Andrade na zona sul de Londrina.

GSUS

O GSUS contempla 20 módulos e possui mais de quatro mil usuários entre médicos, enfermeiros, terapeutas, bioquímicos, nutricionistas, farmacêuticos, técnicos de saúde e administrativos. O sistema é multi-hospitalar, integrando todos os estabelecimentos por meio de informações de profissionais de saúde e pacientes, uma vez que os prontuários possuem um único número, o que qualifica e agiliza o atendimento ao cidadão.

GALERIA DE IMAGENS