Integração entre Detran e Celepar agilizará atendimento a motoristas 07/04/2011 - 19:55

A maior integração entre o Departamento de Trânsito (Detran) e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) deve agilizar o atendimento aos motoristas, despachantes, auto-escolas e demais usuários dos serviços de trânsito no Estado. Técnicos e funcionários dos dois órgãos fazem o levantamento de medidas urgentes para solucionar problemas antigos, além de planejar ações que melhorem o relacionamento e os serviços nas áreas de habilitação e veículos.

Nesta quinta-feira (7), a equipe da Celepar esteve na sede do Detran-PR, em Curitiba, e acompanhou os procedimentos informatizados que são realizados na Central de Relacionamento com o Cidadão, no setor de despachantes e na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da Capital, que atende cerca de mil pessoas todos os dias.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a parceria segue uma orientação do governador Beto Richa de modernizar os serviços públicos estaduais. “O objetivo é garantir aos paranaenses um atendimento mais simples e rápido, melhorar a qualidade e tornar mais eficiente os procedimentos públicos, com menos burocracia”, destaca ele.

“Em conjunto com a Celepar, o Detran vai ampliar o número de serviços disponíveis pela internet e reduzir o uso de papel. Queremos diminuir filas e evitar deslocamentos e gastos desnecessários”, completa Traad. Em fevereiro, o Governo do Paraná lançou um portal específico para aparelhos celulares com capacidade de acesso à internet. O m.pr.gov.br
permite consultar multas, pontuação na carteira de motorista e, até mesmo, efetuar o pagamento do IPVA.

Facilidades

O Detran planeja implantar nos próximos meses a emissão de segunda via da carteira de habilitação e o registro de licenciamento de veículo através da rede mundial de computadores. Com isso, será possível abrir e concluir o processo online, realizar o pagamento no site do banco e, por fim, receber o documento em casa, via Correios.

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, adiantou que estas serão apenas algumas das facilidades que devem ser trabalhadas para melhorar o atendimento do Detran. “Melhorias operacionais e de sistemas de tecnologia de informação, estão sendo mapeadas e serão colocadas em prática”, ressaltou ele.

A criação do Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE-PR) também deve contribuir para o planejamento, em médio e longo prazo, de ações de educação para o trânsito, controle de gastos e redução de custos no Departamento. Segundo Leite, a idéia do CIIE-PR, em fase de estruturação pela Celepar, é formar uma base única de dados que auxilie o planejamento e tomada de decisões dos gestores públicos.

Fonte: Detran-PR



Jacson Carvalho Leite, presidente da Celepar e Marcos Traad,
 diretor-geral do Detran