Inteligência artificial para registro de presença deve chegar até 2 mil escolas no Paraná

Entenda como funciona essa tecnologia proporcionada pela Celepar que agiliza e traz segurança aos professores e alunos em escolas estaduais

Publicação
09/06/2023 - 12:33
Editoria

Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) tem sido cada vez mais utilizada em diversas áreas, incluindo a educação. Uma das aplicações com uso de IA nas escolas é o uso do reconhecimento facial em registros de presença, trazendo benefícios tanto para os alunos quanto para os professores e gestores de educação da rede de ensino estadual, tecnologia proporcionada pela Celepar em parceria com a fornecedora Valid e com a Secretaria de Educação (SEED/PR) e que deve chegar até 1,7 mil escolas ainda neste mês e 2 mil até o final de julho.

Agilidade

Com dados obtidos de estudos do Banco Mundial realizados no Brasil em 2015 vinculados ao Ministério da Educação, cerca de 15,6 mil salas de aula com turmas de ensino fundamental e médio, constataram que, em média, apenas 64% do tempo da classe é usado para transmissão de conteúdo. São perdidas mais de 100 horas/ano em cada turma na execução de rotinas gerenciais, como por exemplo, o registro de frequência, que por sua vez consome aproximadamente de 7 a 10 minutos por dia.
A solução que utiliza reconhecimento facial foi testada em 80 escolas durante a fase piloto e comprovou a redução do tempo utilizado na chamada para, no máximo, 30 segundos, e, desta forma, cada aula poderá oferecer 15 horas a mais por ano de conteúdo útil para cada um dos alunos existentes na rede de ensino estadual (cerca de 1 milhão).

História

A Celepar realizou um minucioso estudo para encontrar no mercado uma empresa que pudesse agregar confiabilidade e segurança na tecnologia necessária, ao mesmo tempo em que desenvolveu um aplicativo de cadastramento de alunos e também o de chamada para o reconhecimento facial, preparando terreno para o registro de presença com o uso de inteligência artificial.

Como funciona

O primeiro passo é realizado pela administração da escola, ou pelos professores, que realizam o cadastro de fotos de cada aluno da instituição pelo aplicativo Escola Paraná - Biometria. Esse processo é realizado no início do ano letivo.

Após o cadastro biométrico, os professores já conseguem realizar a chamada em sala de aula com o aplicativo Escola Paraná Professores ou Registro de Classe Online (RCO Web), ambas com desenvolvimento da Celepar. São tiradas entre 1 a 4 fotos da turma, e a presença é concedida de forma cumulativa para cada registro fotográfico, apresentando ao professor o número de alunos reconhecidos em cada foto.

O processo leva em torno de 5 segundos por foto, então a lista de presença é apresentada ao professor, que pode alterar caso algum aluno não tenha sido reconhecido.

Números

A chamada de aula com o uso de reconhecimento já está em uso por 1136 escolas, com 550 mil alunos cadastrados. A expectativa é a implantação em todas as escolas que já possuem conexão por fibra ótica (chegando próximo às 1.700 escolas) até o final de abril, o que deve totalizar o envio de mais de 10 milhões de imagens por mês, vale lembrar que a rede de ensino estadual possui cerca de 1 milhão de alunos.

Segurança

Todo projeto é respaldado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com a anonimização das imagens e com o direito do responsável ou do aluno a se recusar a fornecer seus dados biométricos, sendo necessário o registro manual da presença desses alunos durante a chamada.

"A tecnologia trouxe qualidade de vida ao professor, o registro de classe online substituiu o livro manual que não podia ter rasura, em caso de algum erro tinha que iniciar tudo de novo, uma tarefa onerosa que tomava muito tempo. O reconhecimento facial com uso de tecnologia traz principalmente transparência e segurança, tanto pra escola quanto no trabalho dos professores", enalteceu a professora Gláucia Marília Hass, da escola estadual Professor Júlio Teodorico, de Ponta Grossa.

Inteligência artificial

É um ramo da ciência da computação que busca desenvolver sistemas que possam realizar tarefas que exigem inteligência humana, como aprender, raciocinar, tomar decisões e reconhecer padrões, usando algoritmos, dados e modelos matemáticos.

Um exemplo do uso dessa tecnologia em nosso Estado de forma pioneira é o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), que estabelece um canal de diálogo com o cidadão e oferece mais de 700 serviços estaduais em um único local. O sistema possui níveis de informações personalizadas para cada pessoa. Caso o usuário informe o seu CPF, o nível de customização aumenta, a partir do momento em que o PIÁ passa a saber exatamente com quem está se comunicando.