Jacson Leite defende programas de inclusão digital voltados à capacitação profissional 19/04/2011 - 18:40

Ao visitar o Telecentro instalado na Biblioteca Cidadã de Matelândia, o presidente Jacson Carvalho Leite, na conversa que manteve com a secretária municipal da Educação, professora Rosane Marocco Cremitte, relembrou o programa Celepar na Comunidade realizado nos anos de 2001 e 2002 que, inclusive, teve uma das suas edições neste município. “Foi uma ação de grande repercussão voltada à inclusão social e digital”, disse.

Na época, assessor da diretoria executiva da empresa, ele coordenou este programa que atendeu 30 mil pessoas “que tiveram o contato inicial com o universo da informática”. A experiência de Jacson Leite com iniciativas sociais na área de informática vem desde o ano de 1989 quando, via o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), respondeu pelos cursos de informática do programa Linha do Ofício e, posteriormente, de 1995 a 2000, o de Estações de Ofício do governo do Paraná, que capacitou 25 mil pessoas.

O presidente da Celepar defende o apoio governamental às ações de inclusão digital, “porém, estruturadas dentro de uma metodologia que privilegie a capacitação profissional, principalmente do jovem que está à procura do primeiro emprego”. Jacson é favorável de que a tecnologia esteja a serviço da comunidade, “para o bem do cidadão e da sociedade”.

Durante as duas horas em que esteve reunido com a secretária Rosana Cremitte, das 21h00 às 23h00 de ontem (18), o presidente, além de falar sobre inclusão digital, destacou ainda os programas do governo Beto Richa para o setor de tecnologia da informação. A Biblioteca Castro Alves foi inaugurada em junho de 2010 e o Telecentro, um  projeto da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos, conta com seis estações de trabalho e um servidor, equipamentos instalados pela Celepar.


A secretária municipal de educação Rosane Marocco Cremitte, apresenta o
Telecentro de Matelância ao presidente Jacson Carvalho Leite





Luiz Fernando Ortolani, diretor de operações da Celepar; Regina Franco, supervisora
 do Núcleo Regional de Cascavel; Rosane Cremitte, Jacson Leite e Emerson Zugge,
responsavel pela Biblioteca Cidadã no periodo da noite

Fotos: Eloir José Sbalqueiro