Lançamento do Prêmio de Gestão da Inovação encerra semana de comemoração dos 51 anos da Celepar 30/11/2015 - 17:40
Com o objetivo de reconhecer e implementar ideias de seus empregados, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, em seu 51º aniversário, lançou o Prêmio Celepar de Inovação 2015. A iniciativa tem como propósito premiar soluções inovadoras, além de incentivar a criatividade e, por extensão, proporcionar melhorias contínuas no atendimento ao governo e, em consequência, nos serviços públicos que o Estado presta ao cidadão.
Desenvolvido em parceria pelas diretorias e a assessoria de planejamento, o prêmio, como informou o presidente Jacson Carvalho Leite, é uma iniciativa que levará à consecução de um planejamento estratégico da companhia de hoje até o ano de 2020. “Vamos utilizar a inteligência do corpo funcional para criar um banco de projetos que venham a contribuir com a Celepar, com os nossos clientes e, principalmente, com a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.”
Transformação
A cerimônia de lançamento aconteceu sexta-feira (27) no auditório da companhia, e teve como responsável pela abertura o diretor de tecnologia da informação e comunicação, Danilo Scalet. “Inovação é um fator de transformação que surge, em geral, a partir da existência de um problema ou oportunidade. Ser inovador é ter uma percepção diferente diante destas situações, e ser capaz de transformá-las em algo útil para a sociedade”.
Scalet citou diversos exemplos de inovação e comparou-os à realidade da companhia. “Dentro do mundo atual, as empresas que não inovam estão em risco”. Ele lembrou que a Celepar se reinventa ano a ano e citou soluções como o Detran Fácil, o Sistema de Gestão Ambiental e também o Desembaraço Eletrônico de Importação.
A solenidade lançamento do Prêmio Inovação foi encerrada com a palestra do diretor de infraestrutura e operações, Luiz Fernando Ballin Ortolani, que falou sobre “Gestão da Inovação”. A primeira fonte de renda que as empresas possuem, segundo ele, é a redução de desperdícios. Ortolani ressaltou que um dos pilares conceituais da inovação é o co-working, a atuação conjunta. “Temos um excelente capital humano que conhece a administração pública, e a formação de parcerias entre pessoas da organização possibilita que boas ideias saiam do papel”.
Categorias
O prêmio está dividido em quatro categorias: qualidade para o cliente, melhoria de processos, eficiência operacional e crescimento sustentado. Dentre os critérios de avaliação estão o grau de ineditismo, benefícios aos cidadãos, a contribuição aos projetos em andamento, impactos da inovação tecnológica proposta sobre o grau de competitividade da Celepar, que engloba rentabilidade, aumento de participação no mercado, a diminuição de custos e focar na qualidade dos gastos. A participação é exclusiva aos empregados da Celepar.
A equipe da assessoria de planejamento, durante a explanação, explicou que os eixos de interesse do prêmio promoverão a integração entre áreas da Celepar na busca de sinergia, enquanto ampliam a transversalidade de ideias.
Desenvolvido em parceria pelas diretorias e a assessoria de planejamento, o prêmio, como informou o presidente Jacson Carvalho Leite, é uma iniciativa que levará à consecução de um planejamento estratégico da companhia de hoje até o ano de 2020. “Vamos utilizar a inteligência do corpo funcional para criar um banco de projetos que venham a contribuir com a Celepar, com os nossos clientes e, principalmente, com a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.”
Transformação
A cerimônia de lançamento aconteceu sexta-feira (27) no auditório da companhia, e teve como responsável pela abertura o diretor de tecnologia da informação e comunicação, Danilo Scalet. “Inovação é um fator de transformação que surge, em geral, a partir da existência de um problema ou oportunidade. Ser inovador é ter uma percepção diferente diante destas situações, e ser capaz de transformá-las em algo útil para a sociedade”.
Scalet citou diversos exemplos de inovação e comparou-os à realidade da companhia. “Dentro do mundo atual, as empresas que não inovam estão em risco”. Ele lembrou que a Celepar se reinventa ano a ano e citou soluções como o Detran Fácil, o Sistema de Gestão Ambiental e também o Desembaraço Eletrônico de Importação.
A solenidade lançamento do Prêmio Inovação foi encerrada com a palestra do diretor de infraestrutura e operações, Luiz Fernando Ballin Ortolani, que falou sobre “Gestão da Inovação”. A primeira fonte de renda que as empresas possuem, segundo ele, é a redução de desperdícios. Ortolani ressaltou que um dos pilares conceituais da inovação é o co-working, a atuação conjunta. “Temos um excelente capital humano que conhece a administração pública, e a formação de parcerias entre pessoas da organização possibilita que boas ideias saiam do papel”.
Categorias
O prêmio está dividido em quatro categorias: qualidade para o cliente, melhoria de processos, eficiência operacional e crescimento sustentado. Dentre os critérios de avaliação estão o grau de ineditismo, benefícios aos cidadãos, a contribuição aos projetos em andamento, impactos da inovação tecnológica proposta sobre o grau de competitividade da Celepar, que engloba rentabilidade, aumento de participação no mercado, a diminuição de custos e focar na qualidade dos gastos. A participação é exclusiva aos empregados da Celepar.
A equipe da assessoria de planejamento, durante a explanação, explicou que os eixos de interesse do prêmio promoverão a integração entre áreas da Celepar na busca de sinergia, enquanto ampliam a transversalidade de ideias.