Maio Amarelo: soluções da Celepar contribuem para um trânsito mais seguro 30/04/2025 - 14:37

Criado em 2014, o movimento Maio Amarelo é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da segurança no trânsito. O mês é dedicado a ações com o objetivo de reduzir acidentes e preservar vidas nas ruas e estradas, mobilizando governos, entidades e a sociedade civil.

 

No Paraná, a Celepar tem participado desse esforço por meio de soluções tecnológicas que fortalecem a gestão do trânsito e a tomada de decisões baseadas em dados.

 

Entre essas soluções, está o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (BATEU), um sistema desenvolvido para facilitar o registro de ocorrências de trânsito pelas autoridades e pela população. O aplicativo é utilizado por policiais militares durante o atendimento a acidentes, enquanto o cidadão pode acessar o site da PMPR para registrar colisões sem vítimas, que envolvam até quatro veículos e, no máximo, oito pessoas, em vias urbanas de qualquer município do estado.

 

Além de agilizar o processo de registro, o BATEU assegura o envio padronizado e eficiente dessas informações ao banco de dados nacional, o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest). Em 2024, foram registrados 114.303 boletins pelo sistema, o que corresponde a uma média mensal de 9,5 mil ocorrências. Em 2025, o número já ultrapassa 33,5 mil registros. 

 

Esses dados são fundamentais para que os órgãos públicos possam planejar intervenções viárias, aprimorar a infraestrutura e adotar medidas de prevenção com base em evidências.

 

“A tecnologia tem um papel essencial na promoção da segurança viária, e o BATEU é um exemplo disso. Com dados confiáveis e em tempo real, os gestores públicos têm mais condições de agir de forma preventiva, planejando melhorias e reduzindo riscos à população”, afirma o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa.

 

Autos de infração digitais — O GIT (Gestão de Infrações de Trânsito) é outra solução que otimiza o trabalho de agentes de trânsito, substituindo os talões de papel. Desenvolvido pela Celepar em parceria com o Detran/PR, o sistema possibilita o registro e a gestão online de autos de infração. Ele é utilizado em 46 municípios paranaenses. 

 

Com o GIT, os agentes de trânsito podem consultar veículos e carteiras de habilitação, inserir a geolocalização da infração, coletar a assinatura do condutor pelo aplicativo, anexar imagens ao auto e enviá-lo por SMS ou e-mail.

 

“O GIT também está totalmente alinhado com os objetivos do Maio Amarelo, porque traz mais agilidade, transparência e precisão ao processo de fiscalização. Quando o agente atua com uma ferramenta moderna e integrada, como essa, toda a sociedade se beneficia, tanto na redução de erros quanto na conscientização dos motoristas sobre a responsabilidade no trânsito”, destaca Garbosa.