Mais de 7 mil carteiras do autista já foram emitidas no Paraná

No total, mais de 7,8 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista já foram emitidas pelo Governo do Estado
05/04/2023 - 11:08

Além de estar iluminada de azul para representar o mês da conscientização mundial sobre o autismo, a Celepar desenvolveu uma ferramenta para apoiar pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Estado do Paraná. A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) foi lançada em maio de 2020, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e da Celepar. Desde o lançamento, já foram emitidas 7,8 mil carteiras pelo Governo do Estado.

O documento é digital e com ele cidadãos com espectro autista passam a ter prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

Como solicitar

Para solicitar a CIPTEA, basta acessar o site www.carteiradoautista.pr.gov.br, fazer o cadastro e seguir o passo a passo com o preenchimento e envio dos documentos necessários. O documento é conectado com o RG do seu portador e possibilita a assinatura digital do solicitante pelo sistema.

Passe livre

O Programa Passe Livre, que também contou com o apoio da Celepar, é um benefício estadual que concede isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência. Pessoas que possuem a CIPTEA tem acesso a um sistema eletrônico que possibilita mais agilidade na solicitação do Passe Livre Intermunicipal.

Essa isenção se estende também às pessoas que possuem doenças crônicas descritas na legislação, que fazem tratamento continuado fora do município de sua residência. Os pedidos são analisados e encaminhados pela equipe técnica, conforme critérios previstos na lei.

A Carteira do Passe Livre é liberada em cerca de 30 dias e, atualmente, já atendeu a mais de 38 mil usuários.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Dia 2 de abril foi o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data, estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2007, tem o objetivo de difundir informações sobre o autismo e reduzir a discriminação que cerca pessoas afetadas por transtornos do espectro autista (TEAs).