Maratona de inovação em Curitiba conta com a participação da Celepar

O Curitiba Smart Hack, uma maratona virtual de desenvolvimento de software de 42 horas de duração, revelou a equipe vencedora no último domingo (28). O evento integrou a programação de março do Vale do Pinhão pelos 328 anos de Curitiba e teve a participação do presidente da Celepar, Leandro Moura.
Publicação
30/03/2021 - 16:16
Editoria

Turismo inteligente. Este foi o tema escolhido pelos três projetos vencedores no Curitiba Smart Hack, uma maratona 100% online que reuniu 24 equipes de todo o país, com o objetivo de criar propostas tecnológicas inovadoras capazes de apoiar a cidade Os grupos puderam escolher entre Mobilidade Urbana, Turismo Inteligente e Segurança. 

O presidente da Celepar, Leandro Moura, foi um dos jurados responsáveis que avaliaram e decidiram o primeiro lugar do evento, com base nos critérios de criatividade, aplicabilidade do sistema para solucionar o problema proposto e viabilidade de execução real da solução desenvolvida.

A equipe Magda, que conquistou o primeiro lugar do hackathon, desenvolveu o aplicativo “Simbora Curitiba”, voltado para os cidadãos com mais de 60 anos, apresentando novas experiências culturais locais e fomentando o trabalho de artesãos, designers e artistas da capital. O grupo ganhou um prêmio de R$ 10 mil, e ingressos para o Smart City Expo World Congress, em Barcelona, além da presença garantida no Smart City Expo Curitiba.

Turismo Inteligente

Além do grupo Magda, que venceu a competição, as outras duas equipes vencedoras também utilizaram o Turismo Inteligente para desenvolver suas ideias. 

Em segundo lugar, a equipe Guria usou como base o dado de que 42% da população brasileira não possui o hábito de consumir cultura por falta de acesso. Assim, o grupo criou uma plataforma para promover um tipo de turismo que favoreça a diversidade histórica e cultural de Curitiba, democratizando e facilitando o acesso à cultura. O sistema utiliza uma interface gamificada e datasets culturais com localizador para tornar cada usuário um colecionador. 

O terceiro lugar ficou com a Equipe Colectiba, que criou um aplicativo mobile que funciona como uma espécie de álbum de figurinhas de Curitiba: a plataforma proporciona uma interatividade gamificada para pessoas que desejam registrar, colecionar e compartilhar suas experiências turísticas digitalmente, através de blockchain e token digital.  

Confira abaixo as apresentações de cada equipe:

1° Colocado: Equipe Magda

2° Colocado: Equipe Guria

3° Colocado: Equipe Colectiba

Fonte: Prefeitura de Curitiba