“Match” de negócios : plataforma vai acelerar atração de investimentos ao Paraná

O Governo do Paraná vai acelerar a atração de negócios a partir de uma tecnologia que vai conectar municípios a empresas interessadas em investir no Estado. A plataforma Citymatch foi apresentada nesta quarta-feira (5) no evento de posse do novo diretor da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Aparecido Pereira dos Santos, na presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
05/04/2023 - 17:15

“Estamos lançando aqui no evento de posse da AMP o Citymatch, que é um software que ajudará os municípios a cadastrar oportunidades na área de industrialização e desenvolvimento econômico”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, que apresentou a nova ferramenta.

“O Governo do Estado tem ótima integração com os municípios. Até porque o governador Ratinho Junior foi secretário de Cidades e conhece muito bem a importância da relação com os municípios, uma parceria que tem resultado sempre em avanço para o Paraná”, completa Barros.

"O CityMatch é a solução da Celepar para colaborar com o desenvolvimento econômico dos municípios. Ela facilita os negócios, poupa tempo e permite que o serviço público faça escolhas mais precisas", explica Gustavo Garbosa, presidente da Celepar.

“As oportunidade apresentadas por municípios e empresas ficam claras e transparentes para todos os envolvidos”, destacou Garbosa.

Com o Citymatch, tantos as prefeituras quanto as empresas poderão cadastrar dados em um sistema integrado. No caso dos municípios, serão cadastradas informações como incentivos fiscais, disponibilidade de terrenos e galpões para instalação de empresas, o nível de qualificação da mão de obra da cidade, entre outras.

Já as empresas vão registrar na ferramenta as suas necessidades para operar, como quantidade de empregados, o tamanho do imóvel que precisa para se instalar, entre outras.

Toda essa operação pelo Citymatch vai ser supervisionada pela Invest Paraná, agência de captação de negócios do Governo, vinculada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seic).

“São 80 algoritmos que trabalham em cima de dados abertos e cadastrados para gerar o match [encontro] de negócio entre o que os municípios oferecem e o que as empresas normalmente buscam para se instalar”, explica o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

“Brincamos que essa plataforma é o Tinder dos negócios, aproximando oportunidade da demanda”, enfatiza Rocco, referindo-se ao aplicativo de namoro que usa o mesmo conceito de match.

Após dois anos de período de teste, o Citymatch passou por diversas atualizações que agora permitem o sistema rodar. “A plataforma já está super madura para gerar negócios no Paraná após todas as atualizações. A tecnologia vai favorecer tanto o setor público quanto o privado”, enfatiza o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná.

Rocco explica que dentro da plataforma haverá uma página exclusiva para os municípios com informações institucionais de vendas de oportunidades de negócios.

Fonte: Agência Estadual de Notícias