Meditação e tratamento com as mãos ajudam a combater a ansiedade e o estresse 21/03/2017 - 15:50

A apresentação de um método fácil e eficaz de meditação, com uma prática de cinco minutos, foi o início da palestra que a empresária Lilian Miranda, coordenadora internacional da ONG Mãos Sem Fronteiras no Brasil, ministrou no auditório da Celepar.

O evento foi organizado pelo Programa Qualidade de Vida, coordenado por Isis de Fátima Biscaia da Coordenação de Segurança, Medicina e Saúde Ocupacional da Celepar (COSMET).

Além de destacar os benefícios da meditação que são cientificamente comprovados, Lilian apresentou este método descomplicado para a prática diária. “Cinco minutos por dia são suficientes para perceber os resultados benéficos deste exercício, tanto na saúde física quanto na psíquica”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora da ONG, a prática da meditação pode modificar positivamente o funcionamento fisiológico do organismo, gerando aos seus praticantes maior objetividade, paciência, compreensão e equilíbrio emocional, entre tantos outros benefícios.

Para auxiliar na prática diária deste exercício, Mãos Sem Fronteiras desenvolveu um aplicativo “5 minutos eu medito”, disponível para celulares Android e IOS. Mais informações sobre a meditação podem ser encontradas em www.eumedito.org.

Estimulação Neural

Na segunda parte da palestra que foi ministrada na tarde de ontem (20), Lilian Miranda apresentou a estimulação neural, uma técnica de autotratamento que faz parte das disciplinas bionaturais complementares à medicina tradicional. Por meio do uso consciente das terminações nervosas das mãos, atuando sobre alguns pontos do corpo, é possível, em um curto período de tempo, restabelecer o equilíbrio energético do organismo, que se debilita por várias causas, como estresse, doenças ou estados depressivos.

A terapia com a estimulação neural pode ser usada no apoio ao tratamento de qualquer doença e também tem bons resultados em pacientes tabagistas, dependentes de álcool e outras drogas. Segundo Lilian Miranda, entre as vantagens da técnica estão a facilidade do autotratamento e o pouco tempo necessário para qualquer tratamento. “O resultado é rápido e a prática diária exige apenas cinco minutos. Qualquer pessoa pode aprender a técnica e aplicar em si mesmo ou em quem esteja precisando de ajuda. E isso pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora”, explicou.

Como prática, o grupo presente no auditório, uma vez que a palestra foi transmitida via webcast, recebeu um “tratamento em corrente” que, se necessário, pode atender até 500 pessoas ao mesmo tempo. No final, os interessados receberam um tratamento individual voltado ao equilíbrio do sistema nervoso.

Tratamentos gratuitos

O Movimento Mãos Sem Fronteiras oferece tratamentos gratuitos para pacientes com quadros e ansiedade, estresse, insônia, depressão, dores em geral, hipertensão, diabetes, entre outras doenças. Os atendimentos são feitos por voluntários às segundas-feiras, na sede nacional da ONG, na Praça Osório, em Curitiba.

Os voluntários do MSF são pessoas capacitadas para aplicar a técnica bionatural de estimulação neural. O método, baseado no uso das mãos e pontas dos dedos para estimular os sistemas nervoso, imune e sanguíneo, foi desenvolvido na Espanha há mais de 30 anos. O tratamento é feito com o toque consciente, por cinco minutos, de pontos da coluna e da cabeça.

Além do atendimento ao público no Centro da capital, os voluntários também atuam em empresas, escolas e unidades da área de saúde, como o Hospital de Clínicas. No HC, a ONG oferece os tratamentos complementares desde 2005 e já atendeu mais de 25 mil pessoas, entre pacientes, familiares e funcionários.

Capacitação

Como a técnica da estimulação neural é simples, o Mãos Sem Fronteiras oferece cursos para que os pacientes em tratamento sejam habilitados a fazer auto aplicação, possibilitando que adotem a técnica diariamente, o que garante melhores resultados. A capacitação é feita em três níveis e os cursos acontecem regularmente em Curitiba e outras cidades.

ONG

Mãos Sem Fronteiras é uma ONG que está presente em mais de 35 países. Sua sede mundial fica na Espanha, e a sede brasileira em Curitiba. O objetivo da organização é disseminar a técnica de estimulação neural.

Serviço

Atendimento Mãos Sem Fronteiras

Segundas-feiras, das 09h00 às 18h00

Rua Voluntários da Pátria, 368, 11º andar, Praça Osório

Telefone (41) 3013-6788

www.msfbrasil.org.br.

GALERIA DE IMAGENS