Mês do meio ambiente: Celepar contribui com novidades e fecha com ação sustentável

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado 5 de junho, e a data busca chamar a atenção de todas as esferas da população para os desafios ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais
29/06/2021 - 17:15

Junho é considerado o mês do meio ambiente, e a Celepar tem desenvolvido uma série de novos serviços voltados à sustentabilidade, que auxiliam na gestão e administração públicas dos órgãos responsáveis pela pasta, como o Instituto Água e Terra (IAT) e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest-PR), além de uma ação sustentável que vai ajudar a diminuir a poluição e preservar o meio ambiente.

“Acreditamos num mundo melhor e mais sustentável, para isso, conectamos o nosso lado humano com a tecnologia para preservar o nosso meio ambiente, seja por meio de ações, seja por meio do desenvolvimento de soluções”, enalteceu o presidente da Celepar, Leandro Moura.

Sistemas

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) conta agora com mais uma linha de licenciamento. Em parceria com o Instituto Terra e Água (IAT), a Celepar implementou o serviço de licenciamento de Hidrelétricas, no qual os empreendedores e técnicos de licenciamento passam a contar com soluções que agregam aos processos maior agilidade, qualidade e segurança jurídica.

“O SGA é uma mão na roda para dar celeridade aos processos ambientais. Aos poucos vamos deixando os processos físicos e usar mais a tecnologia a favor dos técnicos e requerentes”, diz o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Além da Aneel, o Paraná também é reconhecido pela Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch) como o sexto estado com mais empreendimentos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no País.

“A energia hidráulica é a forma sustentável mais utilizada para distribuição de eletricidade para a população. A água é uma fonte limpa e renovável, que gera também emprego e renda”, diz o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Esse serviço de gestão realiza a caracterização do licenciamento, o requerimento de licença, e se estende para as fases de análise e deliberação, onde são realizadas as vistorias e os pareceres técnicos. Nos casos dos empreendimentos considerados de baixo risco, a licença é emitida de maneira automática logo após a conferência dos documentos. Além de atender às questões ambientais, o licenciamento de hidrelétricas busca também incrementar de forma sustentável o desenvolvimento industrial no Estado do Paraná.

Outra iniciativa realizada é a integração com a DEA (Declaração de Emissões Atmosféricas), que atende as indústrias e tem o objetivo de descomplicar a verificação de empreendimentos que cumprem ou não as condições estabelecidas no licenciamento ambiental. Este sistema, implementado no ano passado, possibilita a verificação automática de empreendimentos que estão dentro dos padrões e limites estabelecidos nas licenças ambientais, agregando agilidade e confiabilidade às análises dos processos de licenciamento.

Além disso, também foi elaborado o sistema do CEUC (Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas), que busca construir um banco de dados oficial do Sistema Estadual de Unidades de Conservação através do cadastramento das Unidades de Conservação (UC) de domínio público e privado, nas esferas municipal, estadual e federal localizadas no estado do Paraná.

O cumprimento do prazo por parte dos munícipios para o cadastro das UCs municipais e RPPNs até dia 30 de julho. “Todas as áreas devem estar cadastradas, conferidas e validadas ainda neste ano, para serem devidamente contempladas no programa estadual de ICMS Ecológico em 2022”, lembra o diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Compromisso assumido pelo meio ambiente

Celebrando o encerramento do mês do meio ambiente, a empresa propõe mais uma nova ação sustentável em seus compromissos: de agora em diante, a frota de veículos oficiais da Celepar, composta por 25 carros, será abastecida somente com biocombustíveis, o que contribui para uma menor poluição e ajuda a preservar o meio ambiente. Essa ação dialoga fortemente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, proposta que, desde a sua promoção em 2015, tem a companhia como incentivadora e promotora das suas ações.