Missão em Portugal fecha parcerias no caminho da inovação no Paraná

Comitiva do Governo do Estado embarcou com o objetivo estratégico de trazer novos serviços aos paranaenses com o uso de tecnologia e atuação da Celepar

22/05/2023 - 15:57

Ratinho Junior esteve em Portugal semana passada para realizar uma agenda de oportunidades e negócios com foco na transformação digital e inovação ao Paraná, e a Celepar tem um importante papel na articulação estratégica, tendo em vista a experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a administração pública e o cidadão paranaense, somadas ao estabelecimento de seu escritório internacional em Lisboa, ano passado.

De acordo com o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa, “ao estabelecer parcerias com empreendimentos internacionais, somos capazes de compartilhar conhecimento, expertise e recursos. Podemos aproveitar as melhores práticas, as tecnologias mais recentes e as perspectivas inovadoras de diferentes partes do mundo. Essas colaborações nos permitem acelerar o processo de inovação, alcançar resultados mais significativos e expandir nossos horizontes, reforçando o compromisso da Celepar em buscar diversas formas de proporcionar soluções de excelência para a população”.

Parcerias

No início da semana o Governo do Estado firmou um acordo com a Câmara Municipal de Oeiras (equivalente à Prefeitura), em Portugal, visando projetos de inovação. O acordo, que conta com a participação da Celepar, foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais.

Um dos principais focos é trocar experiências na área de inovação, mas o documento prevê também um intercâmbio de boas práticas e tecnologias para a educação, saúde, ciência e tecnologia, comércio, investimentos, agricultura e turismo. Oeiras é considerada o “Vale do Silício de Portugal”, sendo um dos municípios mais desenvolvidos do país.

Na área de inovação, o Estado fechou um acordo com a Taguspark, que é o maior parque de ciência e tecnologia de Portugal, sediado em Oeiras, na região metropolitana de Lisboa, para replicar “a cidade do conhecimento” em Curitiba, replicando um modelo adotado pela instituição portuguesa, que é o maior parque de ciência e tecnologia lusitano.

Criado há 30 anos, o Taguspark é um bairro planejado para o futuro e que abriga 160 empresas e 26 startups, além de 16 mil pessoas. No centro, mais de 90% das empresas nacionais e internacionais instaladas são focadas no desenvolvimento de tecnologias aplicadas para soluções nas áreas da saúde, Tecnologia da Informação (TI) e engenharia, entre outras. Como parte da parceria, o parque ofereceu um espaço para a Celepar e o Governo do Paraná prospectarem novas parcerias dentro de sua estrutura.

Outro acordo firmado pelo governo, por meio da Celepar e Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), foi com a Portugal Ventures, sociedade de investimentos em tecnologia sediada no país europeu. A celebração do acordo de cooperação garante o apoio à seleção e prospecção de startups paranaenses para receber incentivos do fundo de investimento português.

A Portugal Ventures atua em diferentes setores, incluindo tecnologia, ciências, turismo, indústrias criativas e energia. Através de seus fundos de investimentos, a empresa busca identificar e apoiar projetos promissores, tanto em estágios iniciais quanto em estágios de crescimento.

Reuniões estratégicas

A viagem também serviu para estreitar a relação entre a inovação do Paraná e Portugal, com visitas ao Hub Criativo do Beato (HCB), espaço serve como centro de convivência para startups e grandes empresas de tecnologia de Portugal e de outros países, e à Agência Nacional de Inovação (ANI), entidade que articula as universidades e empresas para desenvolvimento de novas tecnologias.

Outra importante reunião foi realizada com o ministro da Saúde de Portugal, Manuel Pizarro. O governador conheceu as plataformas tecnológicas desenvolvidas pelo governo português para otimizar o atendimento em saúde, principalmente na rede hospitalar e de medicação. Essa inovação é fruto do ecossistema de inovação português, que é um dos mais robustos da Europa, unindo iniciativas públicas e privadas. Esse processo de digitalização começou há mais de uma década.

O ministro explicou que nos países da União Europeia os governos aprenderam não apenas a contratar tecnologia, mas a fomentar inovações que melhorem o desempenho dos serviços públicos. Existe uma série de programas, com funções distintas, que facilitam a integração da informação clínica, pedido de análises laboratoriais ou exames de imagem. As receitas médicas em Portugal também são emitidas em um programa específico.

No Paraná, esse papel de aprimoramento da saúde é feito pela Celepar, que já implementou novas tecnologias em várias áreas, como plataformas que modernizaram o gerenciamento de medicamentos, o atendimento em telessaúde e a implementação do prontuário eletrônico, além do gerenciamento interno da rede hospitalar.

Próximos passos

Além das parcerias firmadas, seguindo a linha da promoção do intercâmbio de conhecimento, a tecnologia da Celepar no uso de inteligência artificial no reconhecimento facial para o registro de presença nas salas de aula vai ser testada em Portugal na United Lisbon International School, escola internacional de Lisboa, conhecida por sua ênfase em projetos de inovação, que visam desenvolver habilidades criativas e colaborativas.

Após um período de avaliação, a solução pode ser estendida para escolas públicas lusitanas. Vale lembrar que recentemente, no Paraná, essa tecnologia alcançou mais de 1.600 colégios da rede estadual de ensino neste mês.