Monitoramento em tempo real da Celepar ajuda a garantir qualidade das aulas híbridas

Cerca de 20 especialistas monitoram links de internet, as conexões, tráfegos de dados, bancos de dados, portais e aplicativos. Monitoramento acontece em tempo real para garantir a qualidade do recebimento de dados digitais pelos alunos e professores.
Publicação
Publicação
12/05/2021 - 08:43
Editoria

Vinte colaboradores da Celepar estão monitorando todos os links de internet, as conexões, os tráfegos de dados, os bancos de dados e os portais da Secretaria de Educação e do Esporte desde segunda-feira (10). Também estão sendo monitorados o Registro de Classe Online e o Aula Paraná, aplicativo com diversos recursos, que permite ao professor, a partir do smartphone ou tablet, organizar suas ações pedagógicas e aumentar a interatividade com colegas, alunos e a escola onde trabalha.

O monitoramento acontece em tempo real e é acompanhado de perto pelos especialistas das diversas áreas da Celepar para garantir a qualidade do recebimento de dados digitais pelos alunos e professores que estão nas escolas estaduais. Em caso de alguma intercorrência, as equipes atuam para sanar imediatamente a possível falha em qualquer escola, de qualquer região do Estado.

Na segunda-feira, primeiro dia da retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino, por exemplo, foram 500 mil acessos por segundo em conexões a sistemas das escolas e mais de 4 mil usuários conectados na rede de professores, acessada dentro dos colégios estaduais. 

“Esse trabalho do nosso time é muito importante para garantir o retorno das aulas nesse modelo híbrido”, diz o diretor-presidente da Celepar, Leandro Moura. “O trabalho garante que os alunos em sala de aula possam acessar os computadores e internet e quem está em casa possa interagir com os professores que estão em sala de aula. É a tecnologia aliada da Secretaria de Educação nessa gestão de excelência”.

Para o diretor de operações da Celepar, Marco Bonato, o processo de monitoramento é importante para garantir a atuação imediata em caso de algum problema. “Serve também para analisarmos o funcionamento da infraestrutura de comunicação da Secretaria de Educação, atuando na solução de possíveis gargalos causados pelo grande volume de dados gerados no modelo híbrido de aula", explica Bonato.

Rede

Além de todo o monitoramento de dados, da rede e de aplicativos, outra ação importante é realizada para garantir a qualidade da transmissão das imagens que chegam pelas aulas gravadas pelos professores. Todo o armazenamento, tráfego e transmissão também acontece pela Celepar e qualquer oscilação é rapidamente identificada para garantir que o aluno ao acessar a vídeo pelo celular, computador ou tablet tenha uma aula de qualidade.